Cultura Política Vila Real

Vila Real avança com classificação de Conjunto Viário Histórico na Campeã

A Câmara Municipal de Vila Real pretende classificar como conjunto de interesse municipal a calçada romano-medieval, o arco granítico e o cruzeiro do Senhor da Boa Hora, localizados na freguesia da Campeã, com o objetivo de proteger e valorizar este património.

O anúncio foi publicado em Diário da República e marca o início do prazo de 30 dias úteis para audiência prévia, permitindo que todos os interessados se pronunciem sobre o projeto de decisão de classificação.

Segundo a vereadora com o pelouro da Cultura, Mara Minhava, trata-se de “um importante conjunto arquitetónico viário” situado junto à Estrada Nacional 304, que integra uma calçada utilizada antes da construção da estrada real no século XIX, um arco granítico de rara sobrevivência na região e um cruzeiro datado do século XVIII.

A vereadora explicou ainda que o cruzeiro está atualmente a ser restaurado com o apoio da Junta de Freguesia da Campeã e dos serviços municipais, nomeadamente de um arqueólogo, com a coordenação de Vítor Nogueira. Após ter sido retirado há cerca de 70 anos e levado para um solar de uma povoação vizinha, foi possível recuperá-lo, sendo agora necessário o devido acompanhamento arqueológico e obras de restauro, para que possa ser recolocado no seu local original.

No livro “Seis calçadas lajeadas do concelho de Vila Real”, da autoria de Vítor Nogueira, refere-se que o arco memorial da Campeã, com provável função sepulcral e memorativa, terá sido construído na baixa Idade Média, sendo um dos sete monumentos do género ainda existentes em Portugal. Para Mara Minhava, esta classificação não só garantirá a preservação e a integridade do património, como também reforçará o sentimento de identidade da população da Campeã e poderá dinamizar o turismo cultural neste espaço rural, nomeadamente através da criação de roteiros que integrem este conjunto viário e religioso.

Após o período de audiência prévia, a decisão final será publicada em Diário da República, formalizando assim a classificação do conjunto como património municipal.

Últimas Notícias

Quatro vinhos do Douro para a sua Consoada

18/12/2025

ATL "Um Natal Mágico" regressa a Lamego

3/12/2025

Concerto de Natal da Misericórdia de Lamego apresenta melodias de sempre

3/12/2025

Programa das Festas da Boa Nova iniciou com inauguração da iluminação de Natal

3/12/2025

Francisco Lopes é o novo Presidente do Conselho Regional do Norte

3/12/2025

Ténis de mesa de alto nível em Lamego atrai atletas de todas as idades

2/12/2025

51º Aniversário dos Bombeiros Voluntários de Tarouca celebrou-se com emoção, casa cheia e anúncios importantes para o futuro da corporação

2/12/2025

Exposição “Rótulos de Vinho Porto” de Carlos Cabral patente na Biblioteca Municipal

26/11/2025