A exposição fotográfica VerAmazônia – Edição Especial COP30, promovida pelo Instituto VerAmazônia vai estar em Sabrosa, de 12 a 30 de setembro, no BB King Parque.
Com imagens de João Ramid, Ângela Berlinde e Lucília Monteiro, a mostra traz 40 fotografias de grande formato captadas ao longo de quatro décadas na Amazónia Brasileira.
Instalada ao ar livre e em diálogo com o espaço urbano, a exposição convida o público a ver, ouvir e sentir a Amazónia como um território vivo e habitado, cruzando arte, ciência e saberes tradicionais.
A exposição integra uma agenda internacional rumo à Conferência do Clima das Nações Unidas, que terá lugar na Amazónia brasileira, em Belém do Pará, em novembro de 2025.
Ainda neste âmbito, acontece nos próximos dias 17 e 18 de setembro, no Auditório Municipal de Sabrosa, o Congresso Internacional Conexões – Amazónia – Portugal / Artes, Literatura, Línguas e Comunicação de Riscos Perante a Crise Climática, que promove olhares cruzados entre a Amazónia e Portugal, explorando os riscos na abordagem da crise climática, no contexto da COP30. O evento é organizado pela UTAD – Universidade de Trás-Os-Montes e Alto Douro, com o apoio do Instituto VerAmazônia e do município de Sabrosa.