Ciência & Tecnologia Vila Real

UTAD na rota do “No-Code 2024”

Em outubro, o roadshow “No-Code 2024” vai passar pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), com o objetivo de impulsionar a transformação digital de forma democrática, inclusiva e rápida.

Nesta sessão, os participantes vão ter oportunidade de aprender a programar sem código, utilizando ferramentas No-Code. A entrada é gratuita, mas sujeita a inscrição até dia 8 de outubro.

“As soluções No-code representam oportunidades inovadoras para transformar negócios tradicionais e integrá-los na era digital, capacitando estudantes, empresários e/ou curiosos de áreas não tecnológicas e dotando-os de competências em meios/ferramentas digitais. A região de Trás-os-Montes e Alto Douro está timidamente a conquistar a sua presença no mundo digital. Este facto deve-se à escassez de recursos qualificados disponíveis na região, dado que grande parte dos estudantes formados pela UTAD optam pelas oportunidades propostas nos grandes centros económicos e tecnológicos, nacionais e internacionais”, afirma o pró-reitor para a área da Modernização Digital, João Paulo Moura.

A inclusão e a democratização tecnológica têm norteado o movimento No-Code, que promove a utilização de plataformas informáticas que operam sem código, o que permite que qualquer pessoa, independentemente da experiência técnica, consiga criar e lançar produtos digitais (um website, uma aplicação móvel, uma loja online, uma ferramenta digital interna ou até mesmo um chatbot de Inteligência Artificial). Dedicada ao desenvolvimento de soluções informáticas sem conhecimentos de programação, a sessão na UTAD decorrerá a 9 de outubro, pelas 16h30, no auditório do Geociências. Os participantes vão assistir a demonstrações de tecnologias de No-Code e vão poder explorar algumas ferramentas digitais.

“Estou muito entusiasmado por partilhar com PME, organizações sociais, empreendedores e também curiosos uma nova forma de fazer a transformação digital e torná-la mais democrática, inclusiva e acessível, o que consiste no desenvolvimento de software e soluções digitais sem programação. Creio que o ecossistema de Vila Real vai adorar ficar a conhecer mais sobre como pode aumentar em 10 vezes a eficiência e a rapidez da transição para a economia digital, reduzindo o custo e recursos necessários”, sublinha Miguel Muñoz-Duarte, do NoCode Institute.

Em maio, o No-Code Institute iniciou um périplo pelo País, que já passou por 15 cidades e envolveu mais de mil participantes. Depois desta sessão em Vila Real, seguem-se as cidades de Ponta Delgada e Lisboa. Para além das sessões de demonstração, a organização do roadshow vai oferecer um projeto de transformação digital a cinco PME ou organizações sociais que tenham participado em alguma das sessões.

Últimas Notícias

Celeirós do Douro prepara-se para mais uma edição da Lagarada Tradicional

18/09/2025

Mostra do desporto regressa a Vila real

18/09/2025

Quinta das Carvalhas lança duas coleções de vinhos do Porto antigos

18/09/2025

Docente da UTAD é o primeiro português a presidir à Rede Global de Geoparques da UNESCO

18/09/2025

Feira da Maçã 2025: licitação de espaços de restauração e bebidas

18/09/2025

Programa "Diabetes em Movimento" recomeça em outubro

18/09/2025

Câmara de Lamego reforça apoio escolar aos alunos do 1º Ciclo

18/09/2025

Viticultores do Douro podem pedir apoio à uva para destilar até 25 de setembro

16/09/2025