Concelhos Cultura Informação Política Sabrosa Últimas

Tribunal de Sabrosa reabre em Janeiro

[caption id="attachment_3091" align="alignleft" width="300"]Tribunal de Sabrosa | Foto: Direitos Reservados Tribunal de Sabrosa | Foto: Direitos Reservados[/caption]

As portas do Tribunal de Sabrosa vão reabrir em Janeiro. “Chega assim ao fim um longo processo reivindicativo, iniciado em 2014, liderado por este executivo e Assembleia Municipal contra o seu encerramento no âmbito da reforma do mapa judiciário”, afirma a autarquia em comunicado.

Segundo o município sabrosense, “para este desfecho muito contribuiu a posição do atual Governo que desde sempre mostrou sensibilidade a esta questão, também partilhada pela atual Ministra da Justiça, Dr.ª Francisca Van Dunem”, vincada recentemente durante uma reunião com o presidente da Câmara Municipal de Sabrosa, José Marques.

A refuncionalização do Tribunal é considerada por José Marques, “uma decisão que vai ao encontro dos interesses dos habitantes do concelho, destinatária principal da justiça de proximidade pela qual este executivo e população neste processo sempre se bateu”, sendo que em causa estavam as deslocações e os custos que as pessoas destes territórios têm de suportar quando precisam de tratar de assuntos judiciais.

“A Justiça é o aferidor de direitos e deveres equitativos de uma sociedade e a pedra basilar de uma cidadania cívica. Por isto mesmo deve estar o mais perto possível da comunidade, descentralizada e pronta a responder às necessidades de quem a ela recorre. Sabrosa é um território com um perfil orográfico muito peculiar com reflexo no constrangimento das acessibilidades, e cujas alterações efetuadas no âmbito da reforma da justiça penalizou de sobremaneira a sua população”, sublinhou o edil.

O Tribunal Judicial de Sabrosa continuará a servir a população num espaço do edifício municipal, já antes utilizado, e agora alvo de obras de requalificação por parte dos serviços da Câmara. “Consolida-se desta forma uma área que assume, assim, acentuadamente uma vocação de multisserviços públicos”, referiu a autarquia, sabendo-se que neste mesmo imóvel estão instalados os serviços municipais, Paços do Concelho, Conservatória do Registo Civil e o Espaço do Cidadão.

   

Últimas Notícias

Tua Festival de Percursos Pedestres regressa em 2026

12/11/2025

Trail do Sino e da Castanha animou Tarouca

12/11/2025

Chef Maria Inês Melo encerra festival gastronómico "Moimenta com Sabor"

12/11/2025

Sabrosa apresenta projeto de recolha de biorresíduos com arranque oficial dia 14 de novembro

12/11/2025

UTAD e Sword Health estabelecem protocolo para impulsionar talento e inovação em saúde digital

7/11/2025

Equipa para a Igualdade na Vida local de Armamar promove Concurso para Videoclipe

7/11/2025

Vila Real instala câmaras de vigilância florestal para reduzir ignições e reforçar a prevenção

7/11/2025

Vila de Lazarim recria antiga Procissão de S. Martinho

7/11/2025