Agendada para 28 de fevereiro, a próxima sessão das “Territory Talks – Conversas sobre o(s) Futuro(s) do(s) Território(s)” vai debater “as estratégias de desenvolvimento regional 2030: o caso do Norte de Portugal”. Defensor da estratégia como pilar de qualquer política de desenvolvimento regional, Rui Monteiro vai apresentar uma visão prospetiva sobre a região Norte.
Portugal vai receber, nos próximos anos, cerca de 23 mil milhões de euros, no âmbito do Portugal 2030, mas quais os objetivos e as prioridades de desenvolvimento regional para o País e para o Norte em particular? Que margem de manobra existiu para a sua consideração no Norte 2030? Quais os resultados e os impactos esperados nos diferentes subespaços regionais? Estas e outras questões vão ser lançadas por Rui Monteiro, coordenador do Órgão de Acompanhamento das Dinâmicas Regionais do Norte da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDRN). A moderação ficará a cargo dos investigadores do Centro de Estudos Transdisciplinares para o Desenvolvimento (CETRAD), Luís Ramos e Lívia Madureira.
Ao longo deste webinar, discutir-se-á se os programas regionais e temáticos vão responder aos desafios com que o País e cada uma das regiões se debate em matéria de competitividade e de coesão territorial. “Espera-se que todas as regiões apresentem ritmos de crescimento do PIB por habitante superiores à média comunitária e que as regiões menos desenvolvidas disponham de ritmos superiores às outras”, antecipa Rui Monteiro, sublinhando que “sem estratégia, não há políticas, há dinheiro, tão só”.
A próxima sessão das “Territory Talks” será transmitida em streaming e aberta à participação do público em geral.