Sociedade Tarouca

Tarouca reforça proteção florestal com investimento de meio milhão de euros

Com um investimento de cerca de meio milhão de euros, estão a decorrer no concelho trabalhos fundamentais de prevenção florestal, reforçando a resiliência do território face aos incêndios e outros riscos naturais. A intervenção inclui corte de matos, desbaste e desrama, bem como a instalação de mosaicos de gestão de combustível em áreas estratégicas.

"A floresta é um dos mais importantes recursos da nossa região. A sua proteção só é possível com investimentos estratégicos, que o Município de Tarouca tem vindo a efetuar anualmente. Só assim garantimos uma prevenção eficaz para a época de fogos florestais e, ao mesmo tempo, uma estratégia eficiente no seu combate", afirmou o Vice-Presidente da Câmara Municipal de Tarouca, José Damião de Melo.

José Damião de Melo acompanhou de perto os trabalhos e sublinhou a importância desta ação contínua, afirmando que “mais do que limpar terrenos, estamos a proteger pessoas, bens e a biodiversidade. É uma aposta na segurança das populações e na preservação do nosso património natural”.

Atualmente, avançam operações de limpeza de mosaicos e movimentação de terras, estando já iniciada a plantação prevista no projeto. Esta intervenção insere-se numa estratégia municipal abrangente de gestão florestal e resulta de uma candidatura aprovada ao Programa de Desenvolvimento Rural (PDR2020), no âmbito da Medida 8.1.3 – Prevenção da Floresta contra Agentes Bióticos e Abióticos.

Nos próximos meses, terão início ações de reflorestação, consolidando o trabalho agora em curso e promovendo um equilíbrio sustentável entre segurança e preservação ambiental. Com estas medidas, Tarouca continua a investir na proteção do seu território, assegurando um futuro mais seguro e sustentável para todos.

Últimas Notícias

Celeirós do Douro prepara-se para mais uma edição da Lagarada Tradicional

18/09/2025

Mostra do desporto regressa a Vila real

18/09/2025

Quinta das Carvalhas lança duas coleções de vinhos do Porto antigos

18/09/2025

Docente da UTAD é o primeiro português a presidir à Rede Global de Geoparques da UNESCO

18/09/2025

Feira da Maçã 2025: licitação de espaços de restauração e bebidas

18/09/2025

Programa "Diabetes em Movimento" recomeça em outubro

18/09/2025

Câmara de Lamego reforça apoio escolar aos alunos do 1º Ciclo

18/09/2025

Viticultores do Douro podem pedir apoio à uva para destilar até 25 de setembro

16/09/2025