São João da Pesqueira Sociedade

Saberes e sabores do Douro vão estar à prova

Está aí mais uma edição da Feira dos Saberes e Sabores do Douro, em São João da Pesquei­ra, um evento que cativa mais publico ano após ano.

Dividido por três fins-de-semana (os dois úl­timos de fevereiro e o primeiro de março), a Feira dos Saberes e Sabores do Douro continua a ser uma aposta da autarquia local para atrair turistas ao concelho duriense em época baixa.

À conversa com o VivaDouro, Manuel Na­tário Cordeiro, autarca pesqueirense, revela algumas mudanças que se irão notar nesta edição.

“A Festa dos Saberes e Sabores do Douro é um evento gastronómico que tem sido aposta da autarquia. Desde que tomamos posse promovemos algumas mudanças na sua organização mas a essência é a mesma. Nesse sentido este ano vamos continuar a aprimorar este evento apostando mais for­te em dois produtos que são muito impor­tantes para nós, o javali e o peixe do rio, não quero que as pessoas cheguem e co­mam aquilo que podem comer num qual­quer outro lugar.

Seguindo esta linha de aprimorar este evento reforçamos também a animação com a pre­sença de mais ranchos folclóricos e bandas”.

Outra das apostas para a edição deste ano é a realização de uma segunda montaria, uma posta que a autarquia afirma estar em crescendo pela procura que se regista no setor cinegético por eventos deste género.

“O turismo cinegético é, aliás, cada vez mais importante para nós, cada vez mais somos procurados por gente que faz caça e designadamente a caça grossa. Ainda re­centemente tivemos a já habitual montaria de Trevões que, uma vez mais, foi bastan­te participada, é já um evento que muita gente conhece e onde muitos caçadores gostam de estar presentes, alguns até bem conhecidos do público.

Este ano a Feira contará com duas mon­tarias nos dois primeiros fins-de-semana, é um público interessante porque após o término da montaria passam pelo espa­ço da feira e acabam por adquirir alguns produtos locais, fomentando ainda mais o negócio neste espaço”.

Não sendo este evento a principal aposta da autarquia, Manuel Cordeiro afirma que o seu sucesso garante a continuidade do mesmo, até pelo impacto “extremamente positivo” que tem na economia local.

“Este é um evento que, não sendo a nos­sa principal aposta, essa é a Vindouro, é para nós muito importante também pela questão económica, é um evento com mui­to peso na economia local pelo seu perfil, pelo dinheiro que gera nos pequenos ne­gócios familiares que participam como ex­positores.

O sucesso penso que está garantido até pelo feedback que os expositores nos vão dando, o evento decorre durante três fins-de-semana mas os expositores estão sempre a pedir um quarto. Numa altura em que é considerada época baixa para o turismo este tipo de organizações acabam por fazer toda a diferença”.

Últimas Notícias

Celeirós do Douro prepara-se para mais uma edição da Lagarada Tradicional

18/09/2025

Mostra do desporto regressa a Vila real

18/09/2025

Quinta das Carvalhas lança duas coleções de vinhos do Porto antigos

18/09/2025

Docente da UTAD é o primeiro português a presidir à Rede Global de Geoparques da UNESCO

18/09/2025

Feira da Maçã 2025: licitação de espaços de restauração e bebidas

18/09/2025

Programa "Diabetes em Movimento" recomeça em outubro

18/09/2025

Câmara de Lamego reforça apoio escolar aos alunos do 1º Ciclo

18/09/2025

Viticultores do Douro podem pedir apoio à uva para destilar até 25 de setembro

16/09/2025