Cultura Murça

Recuperação e adaptação da casa do “Soldado Milhões” em museu entra na sua fase final

A casa cedida pela família de Aníbal Augusto Milhais, já ganhou uma imagem renovada. Aqui a Câmara Municipal de Murça perpetuará a memória do “Soldado Milhões”, na aldeia que o viu nascer, com a recuperação e adaptação para um núcleo museológico.

A intervenção em curso consistiu na realização de uma série de trabalhos, através dos quais se pretendeu recuperar o edifício onde outrora serviu de habitação ao Soldado Milhões e sua família.
Esta recuperação possibilitou restaurar a imagem original do edifício, recorrendo por um lado a técnicas tradicionais e por outro à introdução de soluções e técnicas arquitetónicas modernas.

A autarquia murcense vai assim criar neste espaço um Centro Interpretativo, para homenagear e divulgar o herói da Primeira Guerra Mundial e atrair visitantes à aldeia de Valongo de Milhais e ao concelho

O projeto representa um investimento que ronda os 250 mil euros, com financiamento do programa Valorizar, e, segundo Mário Artur Lopes, “os trabalhos finais decorrem a bom ritmo”. Para o autarca “este será um polo de atração turístico, de forma a alavancar a economia do concelho. Estou certo que a freguesia irá receber muita gente e poderão ser criadas oportunidades de trabalho”.

Com a criação deste espaço, a ideia da autarquia passa também por possibilitar aos visitantes explorar um pouco melhor as vivências do herói Milhões através de um percurso pedestre que está a ser preparado pela câmara, como frisou Mário Artur Lopes. “Há um trilho pedestre que gostaríamos de desenvolver, que vai da Praceta Herói Milhões, na vila de Murça, até à casa do Aníbal Augusto Milhais, e que era o percurso que se fazia na altura, da aldeia à vila”, revela, acrescentando que o objetivo passa por as pessoas perceberem como era a vida dele, como era viver naquele tempo, em que serão retratados alguns momentos da I Guerra Mundial”.

Aníbal Augusto Milhais, mais conhecido por Milhões, foi o soldado português mais condecorado da I Guerra Mundial e o único militar português condecorado com a mais alta honraria nacional, a Antiga e Muito Nobre Ordem Militar da Torre e Espada, do Valor, Lealdade e Mérito, pelos seus feitos durante a Batalha de La Lys.

Últimas Notícias

Celeirós do Douro prepara-se para mais uma edição da Lagarada Tradicional

18/09/2025

Mostra do desporto regressa a Vila real

18/09/2025

Quinta das Carvalhas lança duas coleções de vinhos do Porto antigos

18/09/2025

Docente da UTAD é o primeiro português a presidir à Rede Global de Geoparques da UNESCO

18/09/2025

Feira da Maçã 2025: licitação de espaços de restauração e bebidas

18/09/2025

Programa "Diabetes em Movimento" recomeça em outubro

18/09/2025

Câmara de Lamego reforça apoio escolar aos alunos do 1º Ciclo

18/09/2025

Viticultores do Douro podem pedir apoio à uva para destilar até 25 de setembro

16/09/2025