Informação Lamego Sociedade Últimas

“Projetos estruturantes” são a promessa da Santa Casa da Misericórdia de Lamego

[caption id="attachment_1558" align="alignleft" width="300"]Santa Casa da Misericórdia de Lamego | Foto: Direitos Reservados Santa Casa da Misericórdia de Lamego | Foto: Direitos Reservados[/caption]

O Plano de Atividades e Orçamento, da Santa Casa da Misericórdia de Lamego para o ano de 2016, foi aprovado por unanimidade, em assembleia-geral. Em comunicado, a instituição afirma que pretende “abraçar e desenvolver projetos estruturantes e de futuro, que visam reforçar a sua sustentabilidade a médio prazo”.

No quadro dos investimentos que vão ser executados ao longo do ano, o destaque é a requalificação do Lar de Idosos de Arneirós, “uma estrutura residencial cuja ala mais antiga será intervencionada para melhorar substancialmente as condições oferecidas aos utentes”, explicou a Santa Casa da Misericórdia. Este projeto será candidato à obtenção de fundos do Quadro Comunitário “Portugal 2020” e ao Fundo Rainha D. Leonor, uma parceria entre a União das Misericórdias e a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.

O arranque do processo de licenciamento de criação de um complexo residencial, destinado a estudantes, na ilha do Bairro Amarelo, no Porto, é outra das estratégias da Santa Casa da Misericórdia para este ano, visto que o espaço pertence à instituição de Lamego. A requalificação de um edifício situado na Rua Nova, em Lamego, que se encontra degradado e em perigo eminente de ruína e a consolidação do processo de investimento na “Quinta de Lobrigos”, situada em Santa Marta de Penaguião, são outros dois projetos “fundamentais” para o ano de 2016.

A estimativa do orçamento para 2016 tem um total de despesas de 2.348.124,88 euros e de receitas 2.187.710,29 euros, com um saldo negativo de 160.414,59 euros. “O futuro terá progressivamente de passar por uma diversificação das fontes de rendimento, procurando alternativas/complementos das mesmas, para além dos recebidos através da Segurança Social e por uma forte e progressiva contenção de despesas”, explica o comunicado.

Últimas Notícias

Quatro vinhos do Douro para a sua Consoada

18/12/2025

ATL "Um Natal Mágico" regressa a Lamego

3/12/2025

Concerto de Natal da Misericórdia de Lamego apresenta melodias de sempre

3/12/2025

Programa das Festas da Boa Nova iniciou com inauguração da iluminação de Natal

3/12/2025

Francisco Lopes é o novo Presidente do Conselho Regional do Norte

3/12/2025

Ténis de mesa de alto nível em Lamego atrai atletas de todas as idades

2/12/2025

51º Aniversário dos Bombeiros Voluntários de Tarouca celebrou-se com emoção, casa cheia e anúncios importantes para o futuro da corporação

2/12/2025

Exposição “Rótulos de Vinho Porto” de Carlos Cabral patente na Biblioteca Municipal

26/11/2025