O projeto YOUNG ENTREPRENEURS’ BOOSTING da NERVIR, pretende capacitar jovens empreendedores/as de Regiões e territórios de Baixa Densidade para uma transformação pessoal, apoiando-os/as na sua estruturação como empreendedores/as, tendo em vista o seu êxito enquanto “empresários/as”.
Com este objetivo realizou-se, o Bootcamp do projeto YEB - Young Entrepreneurs’ Boosting, que decorreu de 18 a 22 de julho no Hotel Quinta do Paço em Vila Real. O Bootcamp é uma atividade de aprendizagem e capacitação intensiva. A metodologia utilizada é baseada no conceito de que os participantes “aprendem fazendo”, através de ferramentas e técnicas para auxiliar na criação de novos projetos, produtos, serviços e negócios. No bootcamp os/as empreendedores/as irão percorrer o caminho que vai da geração de ideias à implementação de um novo negócio.
Os benefícios do bootcamp devem ser encarados como uma grande oportunidade de aumentar o networking e consequentemente a rede de negócios, permitindo criar novas parcerias e solidificar as ideias.
Este Boocamp terminou com um Pitch de apresentação das diversas ideias de negócio, realizado por todos os participantes, para avaliação e seleção dos melhores projetos; para tal a NERVIR solicitou a colaboração de diversas entidades, para a formação do júri que, no último dia do Bootcamp, avaliou todos os projetos.
Constituíram este júri o Dr. Alexandre Favaios, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Vila Real, a Dra Sandra Ferreira do IEFP, o Prof. Arsénio Reis, do Departamento de Engenharias da Escola de Ciências e Tecnologia da UTAD, a Dra. Lígia Cruz, do Régia Douro Park, a Dra. Manuela Pires, Coordenadora da Equipa Técnica Local da Associação Douro Histórico. a Dra. Aida Basílio, Membro da Direção Regional da Ordem dos Economistas, a Engª. Manuela Mota, Diretora Executiva da NERVIR - Associação Empresarial, e a Arq. Raquel Ribeiro e o Dr. Carlos Lacerda da empresa CH Global Network.
Apenas os melhores classificados, transitarão para as atividades seguintes. Para o efeito foi concebido um regulamento específico, contendo uma matriz de análise assente em critérios objetivos de avaliação e que possibilitam elaborar um scoring, destacando as iniciativas com maior grau de inovação, enquadramento nos setores definidos pelo projeto, potencial empreendedor e time-to-market do negócio.
O projeto YEB está a ser levado a cabo pelas Associações Empresariais NERVIR, de Vila Real e AEBB, de Castelo Branco, visando promover o Empreendedorismo no Interior Norte e Centro de Portugal, apoiado pelo Compete 2020 – “Sistema de Apoio a Ações Coletivas - Empreendedorismo".