Lamego Sociedade

Programa "Aldeia Segura" em Lamego

Ao abrigo do programa “Aldeia Segura, Pessoas Seguras”, o município de Lamego organizou seis ações de sensibilização,  em articulação com o Serviço Municipal de Proteção Civil e a União de Freguesias de Bigorne, Magueija e Pretarouca.

O objetivo destas ações é divulgar, junto da população, as medidas de proteção que devem ser adotadas em situações de risco. Para a autarquia lamecense, “é importante sensibilizar as pessoas para o facto de que a proteção é uma responsabilidade de todos, apoiar o poder local na promoção da segurança e contribuir para a salvaguarda de pessoas e bens, bem como implementar estratégias de proteção para aglomerados populacionais”.

No terreno, as ações contaram com a presença do Vice-Presidente da autarquia, António Alves da Silva: “Mais do que um projeto de segurança, este é um projeto de união em torno de todas e de cada uma das aldeias envolvidas. Em que se vai sistematizar a comunicação e organização comunitárias no sentido de garantir e facilitar as operações de socorro e de colocação em segurança dos residentes em cada uma das aldeias.

Sinalizando e identificando todos os moradores e dando prioridade aos idosos e aos deficientes, garantindo que não são inadvertidamente deixados para trás em caso de emergência. Definindo locais de reunião e de abrigo que permitam aguardar a chegada de socorro. Em suma, um projeto comum de entreajuda e de solidariedade”, afirmou o autarca.

A identificação de locais de refúgio, ou de abrigo, para onde a população se deve dirigir em caso de perigo iminente, ou a nomeação do oficial de segurança local, que tem como  missão agilizar o aviso às pessoas, auxiliar na evacuação e fazer ações de sensibilização, são algumas das estratégias de proteção que compõem estas ações.

Todo o sistema é coordenado pela autarquia, através do Serviço Municipal de Proteção Civil, em articulação com as juntas de freguesias.

O programa "Aldeia Segura, Pessoas Seguras" resulta de um protocolo estabelecido entre a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), a Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) e a Associação Nacional de Freguesias (ANAFRE).

Últimas Notícias

Quatro vinhos do Douro para a sua Consoada

18/12/2025

ATL "Um Natal Mágico" regressa a Lamego

3/12/2025

Concerto de Natal da Misericórdia de Lamego apresenta melodias de sempre

3/12/2025

Programa das Festas da Boa Nova iniciou com inauguração da iluminação de Natal

3/12/2025

Francisco Lopes é o novo Presidente do Conselho Regional do Norte

3/12/2025

Ténis de mesa de alto nível em Lamego atrai atletas de todas as idades

2/12/2025

51º Aniversário dos Bombeiros Voluntários de Tarouca celebrou-se com emoção, casa cheia e anúncios importantes para o futuro da corporação

2/12/2025

Exposição “Rótulos de Vinho Porto” de Carlos Cabral patente na Biblioteca Municipal

26/11/2025