Cândida Sarabando, docente de Física e Química na Escola Básica e Secundária Gomes Teixeira em Armamar, é uma das finalistas do Global Teacher Prize Portugal 2025, prémio que distingue os professores mais inspiradores do país. Os premiados serão conhecidos a 6 de junho, no MAAT Central (Museu da Eletricidade), em Lisboa.
Com um percurso académico sólido e uma abordagem pedagógica inovadora, Cândida Sarabando tem promovido a aproximação entre ciência, cidadania e arte. É cofundadora dos projetos GOMA e ARMA-Sci, responsável por iniciativas como o Bioblitz e a Noite Europeia dos Investigadores. A professora pretende reforçar o projeto Ciência em Movimento, que leva laboratórios móveis a escolas com menos recursos.
A câmara municipal de Armamar associa-se a este reconhecimento numa cerimónia de homenagem marcada para 3 de junho, às duas da tarde no salão nobre do edifício dos paços do concelho.
O Global Teacher Prize é um prémio promovido pela Fundação Varkey, reconhecido internacionalmente como o “Nobel da Educação”, e chega atualmente a professores de 120 países.
Em Portugal o Global Teacher Prize nasce do convite realizado a Afonso Mendonça Reis, promotor do projeto “Inspira o teu Professor” e júri do prémio internacional, para criar uma edição do prémio em Portugal, através da associação que dirige: As Mentes Empreendedoras.
A edição do Global Teacher Prize Portugal atribui um prémio de 30 mil euros ao professor eleito em cada ano, com o objetivo de valorizar a profunda importância dos professores no desenvolvimento do nosso país e de cada comunidade onde está inserido.