A primeira morte por Covid-19 no território da CIM Douro aconteceu hoje em Foz Côa, um homem de 99 anos, do lar da Santa Casa da Misericórdia, que estava internado no hospital da Guarda.

No lar da Santa Casa foi registado ainda outro caso de infeção num idoso de 92 anos, que também já foi transportado para o hospital da Guarda, e ainda 12 funcionárias que se encontram atualmente em isolamento.
Com um elevado número de funcionárias em isolamento, António Morgado, Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Foz Côa, garantiu que a instituição poderá enfrentar alguns problemas.
“Já estamos a trabalhar com uma equipa de menos 12 funcionários e estamos na contingência de ficar sem funcionários mesmo para cuidar dos idosos que são saudáveis”.
O responsável apela ainda que, assim que sejam conhecidos os testes aos restantes idosos da instituição, todos aqueles que estejam infetados sejam transferidos para uma unidade hospitalar por, segundo afirma, “nós não temos condições para os manter nas nossas instalações”.
Numa medida preventiva, todos os utentes saudáveis serão transferidos para o Centro de Alto Rendimento do Pocinho.
As refeições do apoio domiciliário, que a instituição habitualmente entrega, já foram garantidas pela autarquia no Centro de Formação Agrária
Os bombeiros que fizeram os o transporte dos idosos infetados para a Guarda foram já testados, tendo o resultado sido negativo o que lhes permitiu voltarem ao ativo.