O presidente da Assembleia da República, José Aguiar Branco, iniciou hoje em Murça, Vila Pouca de Aguiar e Vila Real a iniciativa “Parlamento próximo dos municípios”.
Esta é uma ação que pretende aumentar a ligação e cooperação entre a Assembleia da República e as populações.
Nos Paços do Concelho de Murça o Executivo Municipal liderado por Mário Artur Lopes, recebeu a segunda figura do Estado Português, que se fez acompanhar dos cinco deputados eleitos pelo círculo de Vila Real, numa iniciativa onde marcou igualmente presença o presidente da Assembleia Municipal de Murça, António Ribeiro.
Depois de uma breve receção no Gabinete da Presidência, a comitiva da Assembleia da República reuniu com os 14 presidentes de câmara do Distrito de Vila Real.
Mário Artur Lopes, presidente da Câmara Municipal de Murça agradeceu a visita salientando que “a sua presença entre nós não só demonstra o respeito e a atenção dedicados às comunidades locais, mas também reforça o compromisso de aproximação das instituições nacionais com as realidades e necessidades dos municípios do interior”.
O autarca de Murça salientou ainda o facto do Presidente da República promover este diálogo sobre os desafios e oportunidades que enfrentamos, e reiteramos a disposição do Município de Murça para colaborar de forma ativa com a Assembleia da República, procurando soluções que contribuam para o crescimento e a valorização do interior.
O “parlamento próximo dos munícipes” começa assim no distrito de Vila Real e tem como finalidade aproximar a Assembleia da República ao Território. José Aguiar Branco pretende ainda criar um “Dia do Município” na Assembleia da República, convidando as autarquias a irem até São Bento para divulgarem as tradições, cultura, gastronomia e atividades económicas.