Cultura Peso da Régua

Prémio João de Araújo Correia atribuído a Manuel Pereira da Costa

A Câmara Municipal de Peso da Régua, e a Tertúlia João de Araújo Correia instituíram, em 2019, um prémio literário nacional de homenagem ao escritor duriense e que, em simultâneo, pretende estimular a produção literária.

De acordo com a organização, Manuel Pereira da Costa, de São João da Madeira, foi o vencedor da primeira edição do prémio, no valor de 1.500 euros. O escritor, um advogado reformado de 87 anos, ganhou com o conto 'O porteiro de Rachmaninov'.

"João de Araújo Correia é um escritor que nasceu no concelho da Régua e é também um nome incontornável na área do conto. Foi um dos maiores contistas portugueses da primeira metade do século XX", afirmou à comunicação social Helena Gil, da direção da Tertúlia.

À primeira edição do prémio João de Araújo Correia concorreram 333 candidatos com 417 contos. Cada candidato podia concorrer com três contos. O galardão registou a participação de candidatos oriundos de Portugal, Brasil, Moçambique, Angola, Suíça, Canadá, França, Alemanha, Espanha ou Bélgica.

Apesar do regulamento do prémio literário considerar a atribuição de duas menções honrosas, atendendo "à elevada qualidade dos contos apresentados", o júri decidiu atribuir três menções honrosas: 'A Confissão', da autoria de Ilídia Henrique Ferreira Vale, 'Douro', apresentado a concurso por Maria Helena Abreu de Azeredo Malheiro, e 'O quarto dos fundos', da autoria de Gislaine Buosi Fechus Monteiro.

"Com este prémio quisemos também estimular um género literário em que ele foi mestre e um género que não é muito praticado", salientou Helena Gil.

José Manuel Gonçalves, presidente da Câmara de Peso da Régua, sublinhou a parceria com a Tertúlia João de Araújo Correia e afirmou "que o desenvolvimento de um território assenta na cultura e em iniciativas capazes de promover a identidade".

A organização pretende que João de Araújo Correia seja um prémio bienal.

O escritor nasceu em 1899, em Canelas, Peso da Régua, e faleceu a 31 de dezembro de 1985.

Entre 1938 e 1980 foi autor de mais de 40 títulos, para além de artigos e conferências publicados em jornais (locais, regionais e nacionais).

Entre a sua obra incluem-se livros como a 'Contos Bárbaros', 'Contos Durienses', 'Terra Ingrata', 'Três Meses de Inferno', 'Cartas da Montanha', 'Folhas de Xisto', 'Manta de Farrapos', 'Montes Pintados', 'Pó Levantado' e, postumamente, foi editado 'Linguagem da Minha Terra'.

Últimas Notícias

Quatro vinhos do Douro para a sua Consoada

18/12/2025

ATL "Um Natal Mágico" regressa a Lamego

3/12/2025

Concerto de Natal da Misericórdia de Lamego apresenta melodias de sempre

3/12/2025

Programa das Festas da Boa Nova iniciou com inauguração da iluminação de Natal

3/12/2025

Francisco Lopes é o novo Presidente do Conselho Regional do Norte

3/12/2025

Ténis de mesa de alto nível em Lamego atrai atletas de todas as idades

2/12/2025

51º Aniversário dos Bombeiros Voluntários de Tarouca celebrou-se com emoção, casa cheia e anúncios importantes para o futuro da corporação

2/12/2025

Exposição “Rótulos de Vinho Porto” de Carlos Cabral patente na Biblioteca Municipal

26/11/2025