Alijó Cultura

Prémio “António Cabral” entregue em Alijó

Homem da cultura e das letras, António Cabral, natural de Castedo do Douro, Alijó, faleceu há 10 anos deixando um legado de textos e intervenção sociocultural que é parte importante da cultura da região.

O prémio com o seu nome tem um valor de cinco mil euros e distinguiu, este ano, a obra “Sublimação da Matéria”, do escritor Nuno de Figueiredo, que concorreu com o pseudónimo A.C.D’Ouro.

Segundo as palavras do jurí, “o livro selecionado é um espaço de intimidade que escolhe dar conta da precariedade da vida, do fluir das estações, da presença da morte, da busca da palavra poética” e a “simplicidade do estilo encontra-se aqui ao serviço do fulgor imagético que define cada um dos poemas”.

A data serviu ainda para a apresentação de um “In Memoriam” de António Cabral, reunindo cerca de três dezenas de testemunhos de pessoas que conviveram de perto com o escritor duriense.

Para Alzira Cabral, o seu marido “era um homem de causas a que se dedicava entusiasticamente de forma desprendida”, explicou no decorrer da cerimónia no Auditório da Biblioteca Municipal Dr. Júlio Teixeira.

Últimas Notícias

Quatro vinhos do Douro para a sua Consoada

18/12/2025

ATL "Um Natal Mágico" regressa a Lamego

3/12/2025

Concerto de Natal da Misericórdia de Lamego apresenta melodias de sempre

3/12/2025

Programa das Festas da Boa Nova iniciou com inauguração da iluminação de Natal

3/12/2025

Francisco Lopes é o novo Presidente do Conselho Regional do Norte

3/12/2025

Ténis de mesa de alto nível em Lamego atrai atletas de todas as idades

2/12/2025

51º Aniversário dos Bombeiros Voluntários de Tarouca celebrou-se com emoção, casa cheia e anúncios importantes para o futuro da corporação

2/12/2025

Exposição “Rótulos de Vinho Porto” de Carlos Cabral patente na Biblioteca Municipal

26/11/2025