O Município de Peso da Régua teve aprovada uma candidatura ao NORTE2030 com um investimento global de 2.461.524,59 euros, obtendo financiamento FEDER de 1.846.143,44 € e da APA no valor de 307.690,57€, com o objetivo de reforçar a proteção do território face ao risco de cheias e aos efeitos das alterações climáticas.
A operação, intitulada "Meios de Prevenção, Proteção e Diminuição do Impacto das Cheias na ARPSI Régua – PTRH3Douro02", prevê intervenções de grande envergadura com impacto direto na segurança de mais de sete mil pessoas que habitam/trabalham nas zonas de possível inundação.
Entre as ações principais, destaca-se a reabilitação ecológica de 5 km de leito, com soluções de engenharia natural, como estabilização de margens, remoção de espécies invasoras e plantação de vegetação autóctone. Estão também previstas zonas de inundação preferenciais, um sistema de monitorização hidrológica em tempo real ligado ao Sistema Nacional de Vigilância e Alerta de Recursos Hídricos, e estudos especializados que apoiarão a tomada de decisões futuras com base em dados técnicos e científicos.
Este investimento coloca Peso da Régua na linha da frente da resiliência climática, demonstrando que, mesmo sendo um concelho de pequena dimensão, é possível liderar com visão, planeamento e ação.