Num momento que ficou marcado por uma forte emotividade, os Símbolos das Jornadas Mundiais da Juventude (JMJ), Cruz Peregrina e Ícone Mariano, foram acolhidos durante a tarde do dia 5 de julho no Salão Nobre dos Paços do Concelho.
Executivo municipal, colaboradores da autarquia, Padre Luís Rafael, elementos do Grupo de Jovens de Tarouca e dos Bombeiros Voluntários deram as mãos e cantaram em uníssono uma música interpretada pelo Presidente da Câmara Municipal de Tarouca, Valdemar Pereira, que apela à fé, união e paz no mundo, numa sentida “homenagem a todos os que continuam a sofrer pela guerra, e aos que enfrentam as dificuldades causadas pelas atrocidades que a maldade do ser humano é capaz de cometer”, referiu na ocasião Valdemar Pereira.
Os Símbolos da JMJ seguiram depois em procissão para a Alcácima, acompanhados pelo Agrupamento de Escuteiros 1006, para a Cerimónia da Celebração da Palavra e, mais tarde, para o Parque Ribeirinho da cidade, onde decorreu uma vigília noturna.
Os Símbolos das Jornadas Mundiais da Juventude já passaram por Salzedas, Ucanha, Gouviães e Dalvares.
Hoje, poderá acompanhar a jornada dos Símbolos da JMJ pelas Paróquias de Granja Nova, Formilo, Vila Chã da Beira, Mondim da Beira, São João de Tarouca e Várzea da Serra, bem como pelas Associações Desportivas do concelho.
As celebrações culminam com a chegada dos Símbolos à Serra de Santa Helena onde decorrerá a Celebração da Zona Pastoral de Tarouca.
Recorde-se que as Jornadas Mundiais da Juventude são o encontro dos jovens de todo o mundo com o Papa, sendo não apenas uma peregrinação, mas também uma festa e um momento de evangelização do mundo juvenil.