Informação

“Para Cá dos Montes” estreia novo formato

O programa da Associação Vale d’Ouro produz para a Universidade FM vai estrear, a 3 de agosto, um novo conceito em que se torna nómada, numa viagem pelos 19 municípios da CIM-Douro.

Apresentado pela dupla Luís Almeida e Ana Gouveia, o “Para Cá dos Montes” tem-se assumido como um espaço de debate da região, nas mais diversas vertentes. Neste novo formato o objetivo é diferente, vai partir à descoberta dos 19 municípios da Comunidade Intermunicipal do Douro e terá a duração de 7 semanas. Cada episódio, emitido pela Universidade FM terá a duração de aproximadamente 55 minutos e contará com o destaque a três municípios.

“O conceito deste formato, partiu da necessidade da região voltar à normalidade. Após este período de confinamento que todos, de uma forma ou de outra, atravessamos, apercebemo-nos que este projeto poderia ser uma alavanca de promoção deste território.

Esta edição está a ser feita em vídeo, gravação em alguns locais e recolha de imagem e o restante áudio na rádio. Esta nova temporada do Para Cá dos Montes - Verão 2020 é um programa completamente diferente do que estamos habituados a fazer. Aqui, queremos mostrar o que há para conhecer e descobrir, aguçando assim a curiosidade para que visitem o nosso Vale Encantado”, afirma Ana Gouveia.

Para a apresentadora do programa, esta tem sido uma oportunidade para revisitar alguns locais mas também de descobrir a região que a rodeia, numa viagem que considera “muito gratificante”.

“Para além de me ter dado oportunidade de voltar a locais onde já não ia há imensos anos, mostrou-me locais que não conhecia e sinceramente, até a mim me abriu o apetite de voltar. Embora eu viva na mesma Comunidade Intermunicipal, é certo que alguns locais que visitamos  têm parcos acessos e embora a distância não seja assim tanta, demoramos bastante tempo a chegar. Também me mostrou que vivo numa das mais belas regiões, atrevo-me a dizer, do mundo e num território tão desigual e tão esquecido.

Em suma, está a ser, sem qualquer dúvida, uma experiência para a vida e que eu estou a gostar muito”.

De acordo com o também presidente da associação, Luís Almeida, existe uma forte expectativa para perceber a reação pessoas num formato que é pensado para a rádio mas tem uma forte componente visual para as redes sociais.

“Estamos muito expectantes. Penso que será das primeiras vezes que haverá um formato de divulgação da região feito totalmente cá e com meios de produção locais. Acho que vai despertar o interesse de quem vive no Douro, vai dar-lhes a conhecer aspetos muito particulares e interessantes, que também nós descobrimos, desta magnifica região. Mas também terá potencial de, através das redes sociais, chegar a todos quantos procurem pelo Douro e deixá-los curiosos com a nossa região. É algo diferente porque estamos a fazer um roteiro turístico para rádio com suporte vídeo nas redes sociais. Vai ser interessante ver como os ouvintes e os utilizadores das redes sociais vão reagir”.

A estreia do renovado “Para Cá dos Montes” está agendada para 3 de agosto e o último programa deverá ir para o ar a 14 de setembro. As gravações arrancaram em junho e estão a decorrer em diversos locais da região e nos estúdios da Universidade FM em Vila Real. As emissões, serão ainda transmitidas no Facebook e Youtube, ficando disponíveis nos serviços de podcast habituais do programa.

Últimas Notícias

Celeirós do Douro prepara-se para mais uma edição da Lagarada Tradicional

18/09/2025

Mostra do desporto regressa a Vila real

18/09/2025

Quinta das Carvalhas lança duas coleções de vinhos do Porto antigos

18/09/2025

Docente da UTAD é o primeiro português a presidir à Rede Global de Geoparques da UNESCO

18/09/2025

Feira da Maçã 2025: licitação de espaços de restauração e bebidas

18/09/2025

Programa "Diabetes em Movimento" recomeça em outubro

18/09/2025

Câmara de Lamego reforça apoio escolar aos alunos do 1º Ciclo

18/09/2025

Viticultores do Douro podem pedir apoio à uva para destilar até 25 de setembro

16/09/2025