Cultura Lamego Política Sociedade

“Noite de Gala” no TRC cancelada pela autarquia

A autarquia de Lamego, em comunicado enviado às redações, anunciou ontem o cancelamento do evento “Noite de Gala” no Teatro Ribeiro Conceição que devia ter lugar no próximo dia 22 de fevereiro.

De acordo com o exposto no documento, o cancelamento deve-se à não realização da reunião do executivo camarário do passado dia 17 de fevereiro, por falta de quórum, devido à ausência dos eleitos pelos partidos da oposição, PSD e a coligação “Todos Juntos por Lamego” (CDS-PP/PPM).

De recordar Joaquim Cabral, fotógrafo profissional com um longo percurso de apoio a diversas associações culturais e causas sociais, seria este ano homenageado na “Noite de Gala”, com o "Prémio de Mérito Cultural - Medalha de Mérito Municipal Grau Ouro".

Leia aqui o comunicado completo da autarquia lamecense:

“Câmara de Lamego obrigada a cancelar "Noite de Gala" no TRC

A Câmara Municipal de Lamego informa que a reunião do executivo camarário de 17 de fevereiro não foi realizada por falta de quórum, devido ao facto dos eleitos do PSD e da coligação Todos Juntos por Lamego (CDS-PP/PPM) se terem ausentado da reunião. 

Em causa, o facto de não terem sido cumpridas a lei e as formalidades inerentes à substituição dos membros do executivo, conforme referido no art.79 da lei 169/99 de 18 de setembro, o qual determina que "as vagas ocorridas nos órgãos autárquicos são preenchidas pelo cidadão imediatamente a seguir na ordem da respetiva lista ou, tratando-se de coligação, pelo cidadão imediatamente a seguir do partido pelo qual havia sido proposto o membro que deu origem à vaga".

Esta obrigação de cumprimento dos preceitos legais já tinha sido objeto de uma comunicação a todos os membros do executivo em 4 de dezembro de 2019, onde se sublinhavam as regras segundo as quais as substituições deveriam ser doravante consideradas. Este procedimento tem, aliás, antecedentes de atuação similar, na reunião de 16 de fevereiro de 2015, tendo então uma vereadora sido impedida de participar nos trabalhos.

A falta de quórum impediu e adiou a discussão, entre outros, de assuntos tão importantes como o Regulamento Interno de Duração e Horário de Trabalho, os Acordos de Execução com as Freguesias, a abertura do Procedimento Concursal das Obras de Requalificação Urbana do Largo dos Bancos e a Autorização Prévia para a Realização do Parque Urbano de Lamego.

Iria também ser deliberada a outorga do "Prémio de Mérito Cultural - Medalha de Mérito Municipal Grau Ouro" ao galardoado da edição 2020, que iria ser entregue na "Noite de Gala" a realizar no próximo dia 22 de fevereiro. 

Face ao exposto, a Câmara Municipal de Lamego é obrigada a proceder ao cancelamento deste evento”.

Últimas Notícias

Celeirós do Douro prepara-se para mais uma edição da Lagarada Tradicional

18/09/2025

Mostra do desporto regressa a Vila real

18/09/2025

Quinta das Carvalhas lança duas coleções de vinhos do Porto antigos

18/09/2025

Docente da UTAD é o primeiro português a presidir à Rede Global de Geoparques da UNESCO

18/09/2025

Feira da Maçã 2025: licitação de espaços de restauração e bebidas

18/09/2025

Programa "Diabetes em Movimento" recomeça em outubro

18/09/2025

Câmara de Lamego reforça apoio escolar aos alunos do 1º Ciclo

18/09/2025

Viticultores do Douro podem pedir apoio à uva para destilar até 25 de setembro

16/09/2025