Nos últimos dias as temperaturas baixaram e a chuva regressou à região dando, a este início de primavera um ambiente invernoso.

A neve, que durante o inverno teve uma aparição fugaz também regressou agora pintando a zona de Bigorne, em Lamego, de branco.
Na Serra do Alvão, em Vila Real, a neve chegou esta manhã e está a cair com alguma intensidade, sendo de esperar alguma acumulação nas próximas horas.
Em declarações ao VivaDouro, Márcio Santos da Meteo Trás-os-Montes, afirma que o frio e a neve continuam nos próximos dias.
“Vamos continuar com temperaturas abaixo da média no fim-de-semana, com chuva ou aguaceiros pontualmente fortes, granizo, vento forte e neve acima dos 700 metros amanhã (sábado), subindo aos 1000 metros no domingo”.

O meteorologista amador afirma ainda que no domingo as temperaturas deverão “subir um pouco”, não sendo mesmo de estranhar algumas “trovoadas e saraivadas” durante o fim de semana.
Entretanto o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) já alargou o aviso por nevadas até às 14 horas de domingo.
Também em Tarouca, na Serra de Santa Helena e na Várzea da Serra, a manhã foi dominada pelo branco.

"A Serra ficou cheia de neve e, ao início da manhã chegou mesmo a estar intransitável", afirma José Damião, Vice-presidente do município tarouquense.