Alijó Sociedade

Município vai requalificar área envolvente ao Plátano no centro histórico

O Presidente da Câmara Municipal de Alijó, José Rodrigues Paredes, assinou ontem, 3 de março, o contrato de adjudicação da empreitada de requalificação da área envolvente ao Plátano, no centro da Vila de Alijó.

Esta obra pretende requalificar este espaço nobre de forma a modernizar o centro histórico de Alijó, que inclui ainda a Igreja Matriz, o Chafariz e o Tribunal.

A intervenção vai exigir um investimento superior a 450 mil euros, comparticipados em 85% por fundos comunitários. “Este espaço necessitava, há já vários anos, de uma requalificação profunda que valorize a imagem urbana da vila e privilegie o seu uso pelo peão”, explica o Presidente da Câmara de Alijó, José Rodrigues Paredes.

A obra vai permitir requalificar o espaço público, melhorando a acessibilidade pedonal e promovendo a valorização ecológica, estética e funcional desta área. A intervenção prevê ainda a criação de uma zona de proteção em redor do Plátano de Alijó, árvore centenária classificada como Monumento Nacional de Interesse Público.

“Será realizado um arranjo urbanístico, de forma a permitir que a circulação automóvel seja afastada do Plátano e que aquele espaço passe a ser aproveitado pela população”, acrescenta o Presidente da Câmara.

O contrato de adjudicação será agora submetido a visto do Tribunal de Contas, após o qual será feita a consignação. A partir desse momento, a obra tem um prazo de execução de um ano.

Últimas Notícias

Celeirós do Douro prepara-se para mais uma edição da Lagarada Tradicional

18/09/2025

Mostra do desporto regressa a Vila real

18/09/2025

Quinta das Carvalhas lança duas coleções de vinhos do Porto antigos

18/09/2025

Docente da UTAD é o primeiro português a presidir à Rede Global de Geoparques da UNESCO

18/09/2025

Feira da Maçã 2025: licitação de espaços de restauração e bebidas

18/09/2025

Programa "Diabetes em Movimento" recomeça em outubro

18/09/2025

Câmara de Lamego reforça apoio escolar aos alunos do 1º Ciclo

18/09/2025

Viticultores do Douro podem pedir apoio à uva para destilar até 25 de setembro

16/09/2025