Cultura Sociedade Torre de Moncorvo

Município recria Partidela Tradicional da Amêndoa

A Câmara Municipal e o Museu do Ferro e da Região de Moncorvo promoveram, no dia 16 de novembro, no Auditório do Museu do Ferro e da Região de Moncorvo a Partidela Tradicional da Amêndoa.

A população aderiu à iniciativa e, durante a tarde, recriaram o ritual antigo em que as famílias e amigos se reuniam ao serão para partirem a amêndoa colhida durante esse ano. Com um ferro e uma pedra partiram a casca da amêndoa, aproveitando apenas o grão. Como manda a tradição, no decorrer da partidela foram partilhadas conversas entre os presentes, tendo também lugar um momento musical. No final, foi servida uma merenda tradicional com produtos regionais.

O objetivo desta atividade é não deixar cair no esquecimento esta tradição, tão característica do concelho de Torre de Moncorvo.

Piedade Meneses, vereadora da Câmara Municipal de Torre de Moncorvo explicou que “ A partidela da amêndoa é uma atividade ligada ao amendoal tradicional e prende-se com a partição da casca dura da amêndoa, que era efetuada em dois processos: ao serão com a família e amigos que garantia que a amêndoa era partida ao longo do Outono/Inverno, nas casas com produções maiores era efetuada durante o dia e não com esta característica mais intimista que nós queremos aqui criar.”

“Este era um momento de convívio, no fundo de confraternização, embora fosse essencialmente para partir a amêndoa, era também um ponto de união, troca de impressões e de combate ao isolamento”, salientou ainda a vereadora do Município.

Últimas Notícias

UTAD e Sword Health estabelecem protocolo para impulsionar talento e inovação em saúde digital

7/11/2025

Equipa para a Igualdade na Vida local de Armamar promove Concurso para Videoclipe

7/11/2025

Vila Real instala câmaras de vigilância florestal para reduzir ignições e reforçar a prevenção

7/11/2025

Vila de Lazarim recria antiga Procissão de S. Martinho

7/11/2025

Cinco murais do Douro Street Art Festival nomeados para Melhor Obra de Arte Urbana do Mundo

7/11/2025

Estudantes de mestrado da UTAD exploram boas práticas de conservação animal em Espanha

30/10/2025

Reabilitação do Pavilhão Álvaro Magalhães corrige várias anomalias

30/10/2025

Reabilitação de passeios melhora circulação pedonal

29/10/2025