Saúde Torre de Moncorvo

Município implementa programa de Desfibrilhação Automática Externa

A Câmara Municipal de Torre de Moncorvo está a implementar um programa de desfibrilhação automática externa para a melhoria da sobrevida após paragem cardiorrespiratória de origem cardíaca.

A iniciativa surge da preocupação do Município com a saúde dos munícipes que frequentam as instalações municipais, apostando na prevenção e aumentando a probabilidade de sobrevivência em caso de paragem cardiorrespiratória cardíaca.

Assim, serão colocados desfibrilhadores em alguns espaços da responsabilidade da autarquia, nomeadamente no Cineteatro de Torre de Moncorvo, Centro Escolar, Campo de Jogos Dr. Camilo Sobrinho, Piscinas Municipais de Ar Live e Piscinas Municipais Cobertas.

Alguns funcionários do Município, e futuros operadores dos equipamentos DAE, já frequentaram uma formação inicial, estando prevista a instalação dos equipamentos a curto prazo, nos locais já referenciados.

A utilização de desfibrilhadores automáticos externos aumenta as probabilidades de sobrevivência das vítimas de morte súbita cardíaca. Esta, é causada por uma arritmia chamada fibrilação ventricular, que impede o coração de bombear o sangue, sendo o único tratamento eficaz a desfibrilhação elétrica que consiste na administração de choques elétricos ao coração para que o ritmo cardíaco volte ao normal.

A probabilidade de sobrevivência é tanto maior quanto menor for o tempo decorrido entre a fibrilação e desfibrilhação, daí a importância de implementação deste programa.

Últimas Notícias

Quatro vinhos do Douro para a sua Consoada

18/12/2025

ATL "Um Natal Mágico" regressa a Lamego

3/12/2025

Concerto de Natal da Misericórdia de Lamego apresenta melodias de sempre

3/12/2025

Programa das Festas da Boa Nova iniciou com inauguração da iluminação de Natal

3/12/2025

Francisco Lopes é o novo Presidente do Conselho Regional do Norte

3/12/2025

Ténis de mesa de alto nível em Lamego atrai atletas de todas as idades

2/12/2025

51º Aniversário dos Bombeiros Voluntários de Tarouca celebrou-se com emoção, casa cheia e anúncios importantes para o futuro da corporação

2/12/2025

Exposição “Rótulos de Vinho Porto” de Carlos Cabral patente na Biblioteca Municipal

26/11/2025