No final da tarde de 28 de agosto, o Município de Sabrosa homenageou, publicamente, em Vilela do Douro, sua Terra Natal, o General Loureiro dos Santos, uma das personalidades mais distintas do concelho e uma figura incontornável da história de Portugal e do Mundo, nos séculos XX e XXI, num momento que contou com a presença de várias personalidades, entidades e da população local.
O evento de homenagem, que culminou com a abertura pública de um Memorial dedicado à sua vida e obra, teve início com as intervenções oficiais, em primeiro da filha do homenageado, Cristina Loureiro dos Santos, que se mostrou “orgulhosa pela homenagem e pelo memorial onde estão espelhadas todas as épocas da vida do meu pai.”
Já o Diretor do Centro de Estudos e Investigação de Segurança e Defesa de Trás-os-Montes e Alto Douro - CEISDTAD, João Pavão, no seu discurso salientou a importância e o papel fundamental do General Loureiro dos Santos na criação deste centro de estudos e a importância de “Projetar o seu pensamento no presente e no futuro” ressalvando que “o CEISDTAD continuará a ser um espaço de reflexão, de estudo e ação, fiel aos valores que ele nos transmitiu.”
Na ocasião, o Presidente da Junta de Freguesia de Paços, Francisco Alves, transmitiu também o “orgulho” sentido pela homenagem prestada, sendo o Memorial “uma forma de enaltecer a identidade desta personalidade e localidade.”
Na sua intervenção, a Presidente da Câmara Municipal de Sabrosa, Helena Lapa, destacou a Felicidade e Importância do momento, por ser estar a “cumprir, neste momento e com este evento de homenagem, algo que há muito era esperado! Que é mais do que justo e acima de tudo, mais do que merecido para a memória do nosso saudoso e querido General José Alberto Loureiro dos Santos. Em vida, e já após a sua morte, muitas, e justas homenagens lhe foram prestadas, mas faltava esta! Aqui, na sua terra Natal e neste local, em específico. Onde o seu percurso de vida começou. Neste lugar que também o moldou e contribuiu para fazer dele o ser humano ímpar que, todas e todos, reconhecemos ter sido”, destacando ainda a importância de manter viva a memória de Loureiro dos Santos, cuja vida e obra marcaram profundamente a história do nosso concelho, salientando que “agora com esta homenagem e com este memorial, perpetuamos, na sua aldeia natal, a sua memória, a sua vida e obra, e a pessoa com tão grande talento, inteligência e valores, que foi, e a grande referência e motivo de orgulho que continua a ser para todas e todos os cidadãos do concelho.” Terminando por agradecer a todos os presentes.
A cerimónia teve continuidade com o descerrar de uma placa de homenagem, que marcou a abertura pública do novo Memorial, que será um ponto de referência em Vilela do Douro, e com a atuação do Grupo “enCanto”, que proporcionou um momento musical emocionante a todos os presentes.
Esta homenagem foi promovida pelo Município de Sabrosa, e contou com o apoio do CEISDTAD e da Junta de Freguesia de Paços.