Cultura Sociedade Tabuaço

Município foi palco do folclore do mundo

O município de Tabuaço foi, uma vez mais, palco para o Festival Internacional de Folclore que este ano assinala a V Edição. A Avenida António Augusto da Silva Barradas foi pequena para acolher este evento que de ano para ano atrai cada vez mais espectadores.

Organizado pela autarquia tabuacense, o Festival Danças do Mundo teve como anfitriões dois Ranchos Folclóricos da casa, nomeadamente, o de Chavães e o da Granja do Tedo. Em declarações ao nosso jornal, o presidente da Câmara Municipal, Carlos Carvalho, salientou a importância deste evento, na partilha e divulgação da cultura das tradições locais e de cada um dos países convidados.

“Entendemos que o folclore tem um peso muito importante na nossa sociedade, seja ela da nossa região ou do nosso país, nas nossas tradições, no legado que os nossos antepassados nos deixaram.

A melhor forma de preservar esta memória é através de um evento deste que conta ainda com a participação de grupos de todo o mundo o que nos permite o contacto com outras realidades. Somos um povo que há centenas de anos andou pelo mundo a espalhar a nossa cultura, agora é a nossa vez de receber a cultura de outras latitudes.

Esta é já a quinta edição de um evento que tem sempre uma grande adesão por parte do público e acaba por abrir também os nossos horizontes”.

Para o autarca este evento tem ainda uma maior importância por ser o único evento de grande dimensão que se realiza no município durante o período de férias dos emigrantes.

“Este evento tem ainda uma importância maior porque esta é a única festa que organizamos durante o período de verão,  de férias dos nossos emigrantes, permitindo-lhes ter um cheirinho de festa na sua terra”.

Ao longo das várias edições já realizadas, o Festival Internacional de Folclore – Art’s e Danças do Mundo – tem trazido vários grupos folclóricos de todo o mundo. Este ano Tabuaço recebeu o Peru, Taiwan, Argentina, Hungria, México, Letónia, Polónia e Tailândia.

Últimas Notícias

Celeirós do Douro prepara-se para mais uma edição da Lagarada Tradicional

18/09/2025

Mostra do desporto regressa a Vila real

18/09/2025

Quinta das Carvalhas lança duas coleções de vinhos do Porto antigos

18/09/2025

Docente da UTAD é o primeiro português a presidir à Rede Global de Geoparques da UNESCO

18/09/2025

Feira da Maçã 2025: licitação de espaços de restauração e bebidas

18/09/2025

Programa "Diabetes em Movimento" recomeça em outubro

18/09/2025

Câmara de Lamego reforça apoio escolar aos alunos do 1º Ciclo

18/09/2025

Viticultores do Douro podem pedir apoio à uva para destilar até 25 de setembro

16/09/2025