Lamego Sociedade

Município de Lamego promove controlo reprodutivo de pombos

O Município de Lamego acaba de instalar três dispositivos de distribuição de milho contracetivo para pombos na cidade, nomeadamente no Jardim da República, no Mercado Municipal e no Parque Urbano Poente.

Trata-se de um método ético de controlo reprodutivo que usa grãos de milho revestidos com um composto que inibe temporariamente a fertilidade das aves, impedindo assim a reprodução sem causar dano físico. Esta técnica também promove a saúde pública, ao reduzir a proliferação de doenças associadas a populações descontroladas de pombos.

A autarquia pretende diminuir progressivamente o número de pombos na área urbana onde a sua presença é considerada excessiva. Os dispositivos são abastecidos regularmente por trabalhadores do Município e alimentados por uma bateria que permite programar os horários de distribuição do alimento, projetando-o a alguns metros de distância.

Para que o sistema de controlo reprodutivo funcione em pleno, é necessário que a população colabore não fornecendo aos pombos outros alimentos não medicados. O alimento distribuído, através deste sistema, é suficiente para assegurar as necessidades diárias.

Últimas Notícias

ATL "Um Natal Mágico" regressa a Lamego

3/12/2025

Concerto de Natal da Misericórdia de Lamego apresenta melodias de sempre

3/12/2025

Programa das Festas da Boa Nova iniciou com inauguração da iluminação de Natal

3/12/2025

Francisco Lopes é o novo Presidente do Conselho Regional do Norte

3/12/2025

Ténis de mesa de alto nível em Lamego atrai atletas de todas as idades

2/12/2025

51º Aniversário dos Bombeiros Voluntários de Tarouca celebrou-se com emoção, casa cheia e anúncios importantes para o futuro da corporação

2/12/2025

Exposição “Rótulos de Vinho Porto” de Carlos Cabral patente na Biblioteca Municipal

26/11/2025

Turismo de Vila Real afirma-se no interior de Espanha

26/11/2025