Lamego Sociedade

Misericórdia de Lamego aprova contas com resultado positivo de 94 mil euros

A Assembleia Geral da Santa Casa da Misericórdia de Lamego aprovou o Relatório e Contas de Gerência de 2022, que contempla um resultado positivo de 94.619,92 euros, sustentado por uma gestão muito rigorosa por parte da Mesa Administrativa. Este valor é oposto ao resultado inicialmente previsto: negativo em 155.759.61 euros.

“Pelo segundo ano consecutivo, alcançámos um resultado positivo, apesar dos efeitos da pandemia e do início da guerra na Ucrânia. É fruto de um trabalho exigente, apenas possível com a colaboração de todos os funcionários e a solidariedade dos corpos sociais. Somos uma instituição de referência na qualidade dos serviços prestados e, apesar da conjuntura muito difícil, trabalhamos sempre para introduzir melhorias contínuas nas diversas valências. Este caminho é para continuar”, afirma o Provedor António Carreira.

Para além da aprovação unanime dos irmãos presentes na Assembleia Geral realizada a 31 de março, este documento mereceu ainda o parecer positivo do Conselho Fiscal.

Para a obtenção do resultado líquido positivo, António Carreira também sublinha o contributo do acordo de cooperação firmado com o Instituto da Segurança Social que abrange 40 utentes do Serviço de Apoio Domiciliário (SAD).

O resultado alcançado também foi influenciado pela decisão governamental de ajudar o setor social a fazer face ao agravamento do contexto económico, provocado pelo incremento dos gastos decorrentes da inflação.

Na apresentação detalhada das conclusões do Relatório e Contas, o Provedor da Misericórdia de Lamego adiantou, por outro lado, verificar-se uma diminuição das receitas, devido ao recente alargamento da gratuitidade das creches ao setor social e solidário. Também pesou negativamente, do lado dos rendimentos, o facto da Santa Casa não ter recebido, até ao momento, as rendas previstas relativas à criação de uma clínica de hemodiálise nas instalações do antigo Hospital de Lamego, propriedade desta instituição.

No ano passado, algumas respostas sociais também continuaram a registar défices crónicos, nomeadamente o pré-escolar e o Centro de Acolhimento Temporário (CAT). Apesar deste quadro negativo, é mantida a aposta na qualidade dos serviços prestados.

Os irmãos aprovaram ainda a proposta de alienação, por hasta pública, de um prédio rústico situado na zona de Nazes, na cidade de Lamego.

No final da Assembleia Geral, foi aprovado um voto de pesar pelo falecimento do Major Manuel Lino Pereira de Carvalho, antigo Vice-Provedor desta Santa Casa, e um voto de louvor por todo o empenho e dedicação demonstrados por si em prol da instituição.

Últimas Notícias

Celeirós do Douro prepara-se para mais uma edição da Lagarada Tradicional

18/09/2025

Mostra do desporto regressa a Vila real

18/09/2025

Quinta das Carvalhas lança duas coleções de vinhos do Porto antigos

18/09/2025

Docente da UTAD é o primeiro português a presidir à Rede Global de Geoparques da UNESCO

18/09/2025

Feira da Maçã 2025: licitação de espaços de restauração e bebidas

18/09/2025

Programa "Diabetes em Movimento" recomeça em outubro

18/09/2025

Câmara de Lamego reforça apoio escolar aos alunos do 1º Ciclo

18/09/2025

Viticultores do Douro podem pedir apoio à uva para destilar até 25 de setembro

16/09/2025