Sociedade

Ministra quer retomar processo eleitoral da Casa do Douro “em breve”

Durante a sua participação, por videoconferência, na Comissão de Agricultura e Mar, Maria do Céu Antunes afirmou que a conclusão do acordo para a regularização das dívidas da instituição estará para “muito breve”, estando a ser criadas as condições para retomar o processo eleitoral da Casa do Douro.

A lei que aprova a reinstitucionalização da Casa do Douro como associação pública e de inscrição obrigatória entrou em vigor no dia 1 de janeiro de 2020, obrigando a eleições para os órgãos sociais da instituição.

Marcadas inicialmente para o dia 16 de maio e já com uma comissão eleitoral designada, o ato eleitoral teve que ser adiado devido à situação pandémica que assola o Mundo. Mais tarde, questionada pelo VivaDouro, a Ministra da Agricultura afirmou que as eleições teriam lugar assim que as questões financeiras estivessem resolvidas.

Questionada pelo deputado do PCP, João Dias, no decorrer da audiência da Comissão de Agricultura e Mar, Maria do Céu Antunes referiu que há duas componentes que "correm em paralelo" e "se complementam", nomeadamente o saneamento financeiro da instituição e as eleições.

De acordo com as palavras da ministra a resolução do saneamento financeiro está para “muito breve”, criando assim condições para que o ato eleitoral possa decorrer.

"Criar condições para que, do ponto de vista eleitoral, possamos retomar o processo o mais rápido possível, com um calendário que esperamos tornar público em breve, com condições de segurança para todos e para todas", afirmou.

Contudo, Maria do Céu Antunes lembrou ainda o pedido de fiscalização sucessiva feito ao Tribunal Constitucional, por parte do PSD e CDS, a propósito da lei que reinstitucionaliza a Casa do Douro.

"Aquilo que faz sentido é que, neste momento, possamos fazer um compasso de espera para podermos receber por parte do Tribunal Constitucional o seu parecer em relação a esta matéria", afirmou.

Últimas Notícias

UTAD e Sword Health estabelecem protocolo para impulsionar talento e inovação em saúde digital

7/11/2025

Equipa para a Igualdade na Vida local de Armamar promove Concurso para Videoclipe

7/11/2025

Vila Real instala câmaras de vigilância florestal para reduzir ignições e reforçar a prevenção

7/11/2025

Vila de Lazarim recria antiga Procissão de S. Martinho

7/11/2025

Cinco murais do Douro Street Art Festival nomeados para Melhor Obra de Arte Urbana do Mundo

7/11/2025

Estudantes de mestrado da UTAD exploram boas práticas de conservação animal em Espanha

30/10/2025

Reabilitação do Pavilhão Álvaro Magalhães corrige várias anomalias

30/10/2025

Reabilitação de passeios melhora circulação pedonal

29/10/2025