Informação

“Minimiza o Lixo” pretende “despertar a consciência ambiental”

[caption id="attachment_2395" align="alignnone" width="300"]Foto: Salomé Ferreira Foto: Salomé Ferreira[/caption]

No âmbito do programa Eco Escolas, a comunidade escolar de Tarouca participou, no mês de junho, no concurso "Minimiza o Lixo". As crianças da pré-primária e 1º ciclo do Agrupamento de Escolas Dr. José Leite de Vasconcelos e Santa Casa da Misericórdia de Tarouca abraçaram o desafio que visa a sensibilização ambiental.

As turmas da pré-primária e 1º ciclo do Agrupamento de Escolas Dr. José Leite de Vasconcelos e Santa Casa da Misericórdia de Tarouca abraçaram o desafio e participaram no concurso através da elaboração de um desenho e um slogan de sensibilização para as questões ambientais.

Valdemar Pereira, presidente da Câmara Municipal, afirma que os mais jovens estão em “formação de cárater e nesse sentido trabalhar a temática ambiente junto das mesmas e despertar a consciência ambiental é, em última instância, despertá-las para a importância de garantir o seu próprio futuro, um futuro sustentável”.

O concurso está inserido no programa de ações de sensibilização que é levado a cabo junto da comunidade escolar, nomeadamente no âmbito do programa eco-escolas, tendo em vista o encorajamento de ações e o reconhecimento do trabalho de qualidade desenvolvido no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade.

“A autarquia, através do Gabinete de Ambiente e Qualidade e Gabinete Técnico Florestal, tem desenvolvido um conjunto de projetos, campanhas, acções de sensibilização, concursos e visitas de estudo tendo em vista o aumento do grau de consciência ambiental da população”, referiu o edil, salientando a importância da divulgação de projetos junto da comunidade escolar e local.

De acordo com Valdemar Pereira, “tem-se vindo a observar nos últimos anos um incremento do despertar de consciências para a necessidade de preservação do meio ambiente”, frisou, acrescentando que “quando se trata de garantir um futuro sustentável, é importante que se perceba que esse é um trabalho contínuo, em permanente evolução, e que exige de nós todos o empenho e atenção”.

Os trabalhos vencedores são expostos nas viaturas da ECOambiente S.A., empresa responsável pela recolha e transporte de resíduos sólidos urbanos bem como a limpeza urbana no município.

Últimas Notícias

UTAD e Sword Health estabelecem protocolo para impulsionar talento e inovação em saúde digital

7/11/2025

Equipa para a Igualdade na Vida local de Armamar promove Concurso para Videoclipe

7/11/2025

Vila Real instala câmaras de vigilância florestal para reduzir ignições e reforçar a prevenção

7/11/2025

Vila de Lazarim recria antiga Procissão de S. Martinho

7/11/2025

Cinco murais do Douro Street Art Festival nomeados para Melhor Obra de Arte Urbana do Mundo

7/11/2025

Estudantes de mestrado da UTAD exploram boas práticas de conservação animal em Espanha

30/10/2025

Reabilitação do Pavilhão Álvaro Magalhães corrige várias anomalias

30/10/2025

Reabilitação de passeios melhora circulação pedonal

29/10/2025