Dezanove municípios dão corpo à CIM Douro - Comunidade Intermunicipal.
Uma CIM muito grande:
No número de municípios. Na área geográfica - um território imenso! No número de distritos e, consequentemente de círculos eleitorais - quatro!
Mas, também, e muito particularmente, pela grandeza do seu património - Material e imaterial!
Não é preciso descrever esta que é a região mais emblemática de Portugal. Todos a conhecemos. Pela diversidade, pela força das suas marcas, pela sua indiscritível diferenciação, aliás, pelas suas indiscritíveis diferenciações.
É uma região do mundo!
Quiseram os Autarcas colocar na liderança desta CIM um presidente de câmara de um concelho de gentes que, embora mais situadas nas Beiras, Sernancelhe, também ajudaram a dar vida e forma ao Douro!
Carlos Silva é um autarca com visão larga, o que lhe permitiu perceber que o tempo político e social exigia um modelo de liderança também ele diferenciador.
Passados já dois anos e muitos meses, é bem visível o resultado. Temos agora uma região mais afirmativa, consciente do caminho comum que quer construir. Proativamente reivindicativa. Que se prepara e propõe conscientemente as opções para o seu desenvolvimento.
Se olharmos atentamente vamos ver uma profunda mudança de atitudes. Uma CIM organizada, estruturada, participada e de liderança (s)!
Carlos Silva, inteligentemente, trouxe todos para o topo da resolução dos problemas, deixando que, em cada caso mais específico, um ou outro elemento do conselho intermunicipal se destaque, representando todos.
A região, com Carlos Silva, está a ficar ainda maior. Maior e melhor!
Mais diversa mas menos dispersa.
Mais homogénea, respeitando a heterogeneidade intrínseca- a que lhe dá ainda mais força e valor!
O tempo cronológico vai ainda mostrar melhor o que falo. Acreditemos, muitos sabemos que é assim, de que não é fácil juntar tanta diversidade. Mas a mudança está a acontecer.
A região precisa destas liderança(s) marcantes que a ajudem a uma constante afirmação.
O tempo político deu-nos essa(s) liderança (s)!
Nós, a sociedade civil, nas organizações, também estamos entusiasmados, motivados e confiantes!
Juntos, seremos mais fortes!
Para um Douro maior!