[caption id="attachment_1117" align="alignleft" width="300"]

Santa Marta de Penaguião foi o único concelho da CIM Douro em que o Partido Socialista obteve um maior número de votos/ Foto: Direitos Reservados[/caption]
A coligação Portugal à Frente (PàF) venceu as eleições legislativas 2015 sem maioria absoluta. No que diz respeito aos 19 municípios da Comunidade Intermunicipal (CIM) do Douro, a PàF liderou em todos eles, à exceção de Santa Marta de Penaguião. Foi no município de Sernancelhe que a coligação registou a maior percentagem de votos (63,50%). As eleições deste domingo ficaram ainda marcadas pela mais alta taxa de abstenção de todas as legislativas (43,07%).
Em termos globais, contabilizando o território nacional e estrangeiro, a coligação PàF totalizou 36,83% dos votos, seguida pelo Partido Socialista (32,38%). O Bloco de Esquerda ficou com 10,22% dos votos, ficando à frente da CDU (8,27%).
A coligação liderada por Passos Coelho e Paulo Portas ficou à frente nos 19 municípios que constituem a CIM Douro, à exceção de Santa Marta de Penaguião. O concelho de Sernancelhe registou a maior percentagem de votos da coligação (63,50%), seguido de Armamar (55,58%) e São João da Pesqueira, com 54,20%.
Já no que diz respeito ao Partido Socialista foi em Santa Marta de Penaguião, distrito de Vila Real, que registou a maior percentagem de votos entre os 19 municípios da CIM Douro. Neste concelho, a diferença entre o maior partido da oposição e a coligação foi relativamente pequena, desta forma, o PS registou uma percentagem de 43,71%, enquanto a PàF arrecadou 43,04%.
Em sentido contrário, foi em Armamar que o partido liderado por António Costa obteve menos votos (22,77%) comparativamente com os restantes municípios em análise.
Entre os concelhos da CIM Douro, Tarouca foi o município com a maior percentagem de votos do Bloco de Esquerda, totalizando 8,23%, situando-se assim acima da CDU, ao contrário do que se passou em 2011, em que o PCP-PEV se encontrava acima da formação liderada atualmente por Catarina Martins.
Esta tendência verificou-se em todos os municípios, sendo que o Bloco de Esquerda ficou acima do Partido Comunista em todos os concelhos da CIM Douro, que verificou a sua maior percentagem de votos em Armamar (5,88%), ainda assim menor do que o Bloco de Esquerda (7,33%).
Este domingo houve 5.374.343 pessoas que se deslocaram às urnas a nível nacional. Do total de eleitores inscritos, 56,93% votaram, o que significa que estas eleições registaram a mais alta taxa de abstenção (43,07%) de todas as legislativas.
PàF lidera em todos os distritos que constituem a CIM Douro
[caption id="attachment_1119" align="alignleft" width="244"]

Resultados do distrito de Vila Real[/caption]
A coligação PàF liderou nos três distritos que abrangem a CIM Douro (Viseu, Vila Real e Bragança). Tendo sido o distrito de Viseu aquele que contabilizou uma maior percentagem de votos para a coligação Portugal à Frente (51,05%), seguido de Vila Real (51,02%) e Bragança (49,41%).
Por sua vez, o Partido Socialista teve mais votos no distrito de Bragança (34,06%), do que no de Vila Real (33,065) ou do que no distrito de Viseu (29,65%).
Relativamente aos deputados eleitos, o distrito de Vila Real elegeu três pertencentes à coligação PàF: Luís Ramos, Luís Pimentel e Maria Tender. Sendo que do Partido Socialista foram eleitos Ascenso Simões e Francisco Rocha.
[caption id="attachment_1118" align="alignleft" width="233"]

Resultados do distrito de Viseu[/caption]
No distrito de Viseu foram eleitos seis deputados pela coligação: António Amaro, Pedro Alves, Inês Domingos, José Amaral, António Lima Costa e Isaura Pedro. O Partido Socialista elegeu Maria Marques, António Borges e João Rebelo.
Já no que diz respeito ao distrito de Bragança, José Silvano e Adão Silva foram eleitos pela coligação e Jorge Gomes pelo Partido Socialista.
[caption id="attachment_1120" align="alignnone" width="253"]

Resultados do distrito de Bragança[/caption]