Economia Lamego

Lamego quer investir 20 milhões nos próximos anos

O município de Lamego vai investir nos próximos anos cerca de 20 milhões de euros na execução do projecto "Lamego, projectar 2021... e ver mais além", apresentado na passada sexta-feira.

Segundo o projeto agora apresentado, o investimento abrangerá as áreas do urbanismo, mobilidade e ambiente.

Trata-se de uma "estratégia de desenvolvimento principalmente para a sede, com uma visão perfeitamente integrada, procurando desenvolver e aplicar as diferentes estratégias das diferentes áreas, nomeadamente ordenação, planeamento e ocupação do território", disse à agência Lusa o presidente do município, Ângelo Moura.

"A estratégia de actuação passa necessariamente pelas questões de mobilidade, com especial incidência no acesso ao centro urbano, que é um projecto nevrálgico", sublinhou o autarca de Lamego, no distrito de Viseu.

Segundo o presidente da Câmara, a partir do projecto de melhoria do acesso ao centro da cidade "desenvolveu-se toda a estratégia e toda a obra que se pretende implementar nos próximos quatros anos, utilizando os vários instrumentos à disposição, de planeamento e financeiros".

De acordo com Ângelo Moura, o acesso será feito através de um túnel com cerca de um quilómetro a partir do nó da autoestrada, que vai ligar directamente ao nó central da cidade de Lamego.

No âmbito do projecto "Lamego, projectar 2021... e ver mais além", o município lamecense pretende concretizar uma série de intervenções de regeneração e reintegração urbana, requalificação de várias ruas e do centro histórico e melhoria da ligação à Escola de Hotelaria.

O plano de acção envolve também a implementação do parque urbano de Lamego, com zonas de fruição, e a construção de um centro de intervenção e lúdico, bem como de zonas pedonais. O projecto é para executar "em parte" neste mandato, até 2021, mas, segundo o autarca Ângelo Moura, existem outros, como a construção do acesso ao centro da cidade, "que se considera estruturante", que se vão prolongar até 2025.

"A maioria dos projectos identificados é para concretizar neste mandato, mas a construção do túnel, que implicará necessariamente uma parceria com o Governo, não será possível concretizar nos próximos quatro anos", salientou o autarca.

A concretização do projecto "Lamego, projectar 2021... e ver mais além" será efectuada através de candidaturas a diversos fundos comunitários, no qual o município conta com um pacote de apoio com cerca de 11 milhões de euros.

Últimas Notícias

UTAD e Sword Health estabelecem protocolo para impulsionar talento e inovação em saúde digital

7/11/2025

Equipa para a Igualdade na Vida local de Armamar promove Concurso para Videoclipe

7/11/2025

Vila Real instala câmaras de vigilância florestal para reduzir ignições e reforçar a prevenção

7/11/2025

Vila de Lazarim recria antiga Procissão de S. Martinho

7/11/2025

Cinco murais do Douro Street Art Festival nomeados para Melhor Obra de Arte Urbana do Mundo

7/11/2025

Estudantes de mestrado da UTAD exploram boas práticas de conservação animal em Espanha

30/10/2025

Reabilitação do Pavilhão Álvaro Magalhães corrige várias anomalias

30/10/2025

Reabilitação de passeios melhora circulação pedonal

29/10/2025