Nas Jornadas Europeias do Património, este ano dedicadas ao tema Património e Sustentabilidade, o Museu de Lamego e a Rede de Monumentos do Vale do Varosa, em parceria com o Município de Lamego, Junta de Freguesia de Ferreirim e Paróquia de Ferreirim, apresentam OIKOS – A CASA COMUM, numa iniciativa de João Pereira (Teatro Solo).
No emblemático espaço da cisterna medieval do Castelo de Lamego, pelas 16h00, terá lugar a leitura encenada, por João Pereira, de LAUDATO SI – O Cuidado da Casa Comum, que toma como ponto de partida a Encíclica do papa Francisco com o mesmo nome, numa mensagem de alerta sobre a necessidade absoluta de preservar e de cuidar o planeta, a casa comum.
Às 18h30, LUADATO SI terá reposição no Convento de Santo António de Ferreirim, seguido da apresentação do projeto OIKOS – A CASA COMUM, que se pretende se constitua como um fórum regular de discussão sobre ambiente e sustentabilidade, com o envolvimento da comunidade local e a participação de convidados ligados diretamente à temática. Fazendo referência ao projeto desenvolvido no College des Bernardins, em Paris (https://www.collegedesbernardins.fr/), OIKOS – A CASA COMUM é um lugar de diálogo com a sociedade, sobre cultura ambiental, a partir do extinto Convento de Santo António de Ferreirim, de obediência à Ordem fundada por São Francisco de Assis, justamente, uma das primeiras figuras da cultura ocidental a pensar a natureza com espaço de comunhão fraterna.
O projeto será apresentado no contexto de uma conversa moderada por João Pereira, com a participação dos biólogos João Cabral e Alexandre Hoffmann Castela, Alexandra Falcão, museóloga, e o antropólogo, Fernando Ribeiro.
Programa
25 setembro
CISTERNA DE LAMEGO
16h00 | LAUDATO SI – O CUIDADO DA CASA COMUM
Encíclica do Papa Francisco, por João Pereira (Teatro Solo).
CONVENTO DE SANTO ANTÓNIO DE FERREIRIM
18h30 | LAUDATO SI – O CUIDADO DA CASA COMUM
Encíclica do Papa Francisco, por João Pereira (Teatro Solo).
19h00 | OIKOS – A CASA COMUM
Apresentação do projeto numa conversa moderada por João Pereira (ator), com João Cabral (biólogo); Alexandre Hoffmann Castela (biólogo), Alexandra Falcão (museóloga, coordenadora da Rede de Monumentos do Vale do Varosa), e Fernando Ribeiro (Chefe de Divisão de Cultura e Património do Município de Lamego).
Entrada gratuita, sujeita à capacidade dos espaços. Mais informação: www.museudelamego.gov.pt