O Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto, I.P., consciente da sua responsabilidade social, em parceria com a Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares, iniciou, no presente ano letivo, o projeto IVDP+Educa.
Esta iniciativa tem como principais objetivos consciencializar os jovens para as questões relacionadas com o álcool e contribuir para a descoberta da diversidade associada à cultura da vinha e à produção de vinho.
Os destinatários deste projeto são alunos do Ensino Secundário, dos cursos Científico-Humanísticos e Profissionais, dos municípios da Região Demarcada do Douro, Porto e Vila Nova Gaia, tendo já participado cerca de 100 alunos oriundos do Agrupamento de Escolas António Nobre, do Porto, da Escola Secundária Camilo Castelo Branco, de Vila Real e da Escola Secundária Gaia Nascente, estando já agendadas ações com o Agrupamento de Escolas Gomes Teixeira, de Armamar, com a Escola Profissional de Desenvolvimento Rural do Rodo, de Peso da Régua e com o Agrupamento de Escolas de Vila Flor.
A essência do projeto assenta em proporcionar uma vivência estimulante nos jovens, de modo que incorporem as mensagens essenciais do projeto, contribuir para uma educação completa e envolvente, recorrendo a experiências significativas, sensibilizar os jovens para que no futuro façam escolhas responsáveis, e, simultaneamente, contribuir para que as gerações vindouras possam refletir sobre comportamentos imprescindíveis na construção de uma sociedade mais tolerante, diversificada e inclusiva.
A implementação do projeto passa por disponibilizar módulos de formação aos participantes, ajustáveis às necessidades identificadas pelas escolas, por propor temáticas para projetos estruturais e ainda facultar módulos específicos de formação para docentes.
A informação disponibilizada e os conhecimentos técnico e científicos transmitidos aos participantes têm por base a pluridisciplinaridade dos múltiplos serviços realizados pelo IVDP, IP, através do contacto direto com o funcionamento, a realidade e a dinâmica do Instituto.
Das ações fazem parte apresentações dos recursos tecnológicos disponíveis, análises dos procedimentos envolvidos no método de avaliação sensorial, explorações dos processos químico e biológico inerentes à certificação, exposições dos métodos matemáticos utilizados na cubicação de vasilhas, demonstrações do papel e da relevância que o vinho representa na cultura duriense, entre outros temáticas.
Pela sua importância e pertinência, o projeto IVDP+Educa foi reconhecido pela Associação Portuguesa de Bioética, com o prestigiado Prémio Nacional de Bioética.