IVDP

IVDP levou a Paris alguns dos melhores vinhos da Região Demarcada do Douro

O Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto, I.P. (IVDP, IP), de 12 a 14 de fevereiro, rumou à capital francesa para participar naquela que é uma das mais importantes feiras de vinhos e bebidas espirituosas a nível mundial, a Vinexpo. No stand nacional, marcaram presença um total de 38 operadores económicos da Região Demarcada do Douro (RDD), incluindo alguns estreantes em feiras desta dimensão e prestígio.

Durante o evento, as empresas em causa tiveram a oportunidade de contactar com as novas tendências do sector e mostrar aos mais de 40 mil visitantes, investidores e congéneres de outras latitudes todo o saber secular acumulado na Denominação de Origem Protegida (DOP) Douro e DOP Porto.

A Vinexpo é a “grande montra mundial [vinícola]”, cujo interesse aumenta anualmente, quer por parte dos visitantes como dos investidores, razão pela qual cada vez mais agentes económicos da RDD pretendem marcar presença. É, sem dúvida, uma oportunidade única para estabelecer contactos, firmar parcerias e fechar negócios.

Pelo local passaram, durante os três dias do evento, 41.253 visitantes, oriundos de 137 países, tendo o stand do IVDP, IP provocado o interesse de quem teve a oportunidade de passar pela Vinexpo. Itália, Bélgica, Reino Unido, Estados Unidos da América e Alemanha formam o top 5 dos países com mais cidadãos que visitaram o certame nesta quinta edição.

A esmagadora maioria dos agentes económicos elogiou o funcionamento e logística dos serviços prestados pelo IVDP, IP que na próxima edição, agendada igualmente para o mês de fevereiro, ficará alocada num stand de maior dimensão. De forma a alcançar este propósito, o IVDP, IP vai realizar reuniões periódicas com os promotores, já a partir do final deste mês, com o objetivo de salvaguardar uma maior área e melhor localização para os nossos agentes económicos.

Com um aumento significativo de expositores, sobretudo internacionais (+ 53 %), a feira de vinhos gerou um número considerável de oportunidades de contactos e negócios impactantes, resultando na organização de 10.146 reuniões entre produtores e compradores. “Os organizadores esforçaram-se muito na realização de múltiplas outras manifestações, de variados perfis, dentro e fora do recinto, dando uma dinâmica diferente a um evento em todo novo, que procura afirmar-se num calendário e panorama já complicados”, referem os promotores.

Com a presença na 6.ª edição da Vinexpo que está marcada para os dias 10, 11 e 12 de fevereiro de 2025, no recinto de exposições Parc de Versailles, em Paris, continuaremos a potenciar a qualidade, trabalhar no futuro, para um território sustentável, contribuindo para o incremento do negócio das DOP Porto e DOP Douro.

Últimas Notícias

Celeirós do Douro prepara-se para mais uma edição da Lagarada Tradicional

18/09/2025

Mostra do desporto regressa a Vila real

18/09/2025

Quinta das Carvalhas lança duas coleções de vinhos do Porto antigos

18/09/2025

Docente da UTAD é o primeiro português a presidir à Rede Global de Geoparques da UNESCO

18/09/2025

Feira da Maçã 2025: licitação de espaços de restauração e bebidas

18/09/2025

Programa "Diabetes em Movimento" recomeça em outubro

18/09/2025

Câmara de Lamego reforça apoio escolar aos alunos do 1º Ciclo

18/09/2025

Viticultores do Douro podem pedir apoio à uva para destilar até 25 de setembro

16/09/2025