Sociedade

Investigador da UTAD é responsável pela castanha do Mundo

O investigador e professor da UTAD, José Laranjo, foi eleito esta semana presidente Grupo da Castanha da Sociedade Internacional de Ciências Hortícolas (ISHS - sigla original em inglês).

José Laranjo foi eleito para o cargo no decorrer do Congresso Internacional do Castanheiro, que decorreu em Samsun, na Turquia, país de onde é originário o seu antecessor, o investigador Umit Serdar da Universidade de Ondokuz Mayiz.
Para o investigador português, que também preside à RefCast - Associação Portuguesa da Castanha, as principais medidas para o mandato que agora inicía serão: “a reorganização do Grupo de Trabalho do Castanheiro, a preparação de um livro branco sobre a castanha no mundo e o reforço da ligação entre investigação e empresas”.

Composto por mais de 53 mil indivíduos, o ISHS é uma rede mundial que junta universidades, governos, instituições, bibliotecas e empresas, atuando como fonte de informação, promoção e investigação científica, nos diversos ramos da horticultura à escala global.

Últimas Notícias

Quatro vinhos do Douro para a sua Consoada

18/12/2025

ATL "Um Natal Mágico" regressa a Lamego

3/12/2025

Concerto de Natal da Misericórdia de Lamego apresenta melodias de sempre

3/12/2025

Programa das Festas da Boa Nova iniciou com inauguração da iluminação de Natal

3/12/2025

Francisco Lopes é o novo Presidente do Conselho Regional do Norte

3/12/2025

Ténis de mesa de alto nível em Lamego atrai atletas de todas as idades

2/12/2025

51º Aniversário dos Bombeiros Voluntários de Tarouca celebrou-se com emoção, casa cheia e anúncios importantes para o futuro da corporação

2/12/2025

Exposição “Rótulos de Vinho Porto” de Carlos Cabral patente na Biblioteca Municipal

26/11/2025