A cidade de Lamego recebeu, no último fim de semana, o 6º Campeonato Bombeirinho de Ferro, que juntou quase 800 crianças e jovens de 29 corporações de bombeiros de todo o país. A competição é organizada pela Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Lamego.
Num ambiente competitivo, as escolas de infantes e cadetes superaram uma série de tarefas ilustrativas do seu quotidiano, adaptadas a cada idade. No âmbito da sua missão, as crianças e jovens tiveram, por exemplo, de subir comunicações verticais, elevar material e montar de linhas de mangueiras, entre muitas outras tarefas e obstáculos.
No discurso de encerramento deste evento de características únicas no país, o Presidente da Câmara Municipal de Lamego congratulou-se com a excelente organização, refletida na dinamização da atividade económica e social do concelho. “Mais uma vez, revelámos ser bons anfitriões e deixámos uma excelente imagem de Lamego junto das corporações de todo o país que vieram até nós”, afirmou Francisco Lopes, acrescentando que o Campeonato Bombeirinho de Ferro também ajuda a estimular o voluntariado jovem nos “soldados da paz”, numa altura “em que infelizmente escasseia e que, por isso, os nossos bombeiros bem precisam”.
No dia anterior, decorreu, de forma simbólica, o Hastear das Bandeiras e a Cerimónia de Abertura, com a participação da Vice-Presidente Catarina Ribeiro e do Vereador Fábio Duarte, tendo como cenário de fundo o Santuário dos Remédios.