Santa Helena, local de culto e paisagens de rara beleza, anualmente visitado por centenas de turistas e amantes da natureza, tem um novo pólo de comodidade.
O Presidente da Câmara Municipal de Tarouca presidiu, no passado domingo, à cerimónia de inauguração do Parque de Santa Helena, que passa agora a proporcionar a todos os que a visitam a possibilidade de vivenciar um ambiente distinto, integrado no cenário de floresta e ambiente rural onde prevalece o verde dos pinheiros e o azul do céu.
Na sua intervenção, o Presidente da União de Freguesias de Tarouca e Dalvares, Rui Raimundo”, destacou o trabalho que tem vindo a ser efetuado na Serra de Santa Helena, afirmando que “Tarouca é hoje procurada não apenas pela sua riqueza patrimonial, natural e paisagística, mas também pelas intervenções que este executivo tem feito, que acrescentam valor e notoriedade ao território”.
“Somos Tarouca, gostamos de Tarouca, e junto fazemos e vamos fazer acontecer”, referiu na ocasião Rui Pereira, Presidente da Assembleia Municipal de Tarouca, que frisou a importância do projeto, nomeadamente no que concerne à criação de unidades de alojamento no concelho.
Na certeza de que “todos sentem orgulho em ser tarouquenses”, e que “gente extraordinária merece “obras extraordinárias”, o Presidente da Câmara Municipal de Tarouca, Valdemar Pereira, usou da palavra para referir a importância da Serra de Santa Helena para todos os tarouquenses e visitantes, local de culto que por estes dias presta homenagem à sua padroeira, Santa Helena da Cruz. “Este é um local de fé, de peregrinação, de contemplação, de desporto, de contacto com a natureza, e por isso sentimos que fazia falta um projeto como este, que permita às pessoas viver a serra”, referiu, agradecendo aos mentores deste projeto, Lucia Lopes, Daniela Ferreira, André Sarmento e André Lopes, que agarraram o desafio que lhes foi lançado e “sonharam a obra que aqui está hoje”.
Narrando Santa Helena como “catedral única e indescritível, o Padre Carlos procedeu à bênção do local, a que se seguiu uma visita ao empreendimento e um lanche convívio, com a participação da Banda Musical de Gouviães.
A Requalificação do Parque de Santa Helena procurou alavancar o turismo de natureza através da requalificação dos espaços naturais já existentes, bem como da criação de novas condições de acolhimento, através da definição de um edifício de apoio às atividades desportivas, religiosas, culturais e de turismo de natureza ali praticadas, bem como da criação e promoção de unidades de alojamentos para a promover a permanência e fixação de visitantes e turistas.
Ali nasceu também um parque infantil para gáudio dos mais pequenos, bem ao lado de um novo parque de merendas e lazer, convidativo a piqueniques de verão.