Armamar Cultura

Inauguração de espaço museológico em Armamar

É inaugurado esta quinta-feira, dia 6, em Armamar o Núcleo de Valorização e Promoção de Produtos Locais, que integra o Centro Interpretativo da Mulher Duriense.

O espaço em causa é o edifício da antiga Adega Cooperativa de Armamar, propriedade das Caves Vale do Rodo. O edifício foi cedido à autarquia e foi requalificado, num projeto cofinanciado pelo programa NORTE 2020, Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) e pelo programa Valorizar do Turismo de Portugal.

O projeto é uma ambição antiga do executivo municipal de criar um espaço de mostra e valorização dos produtos endógenos. Armamar faz parte do território duriense classificado pela UNESCO Património da Humanidade, o concelho é o maior produtor de maçã em Portugal e a cereja é outra cultura em crescimento.

O núcleo vai juntar-se à Rede de Museus do Museu do Douro, entidade parceira desde a primeira hora, e pretende com o Centro Interpretativo da Mulher Duriense prestar um “tributo a todas as mulheres durienses”, refere o presidente da Câmara Municipal, João Paulo Fonseca.

O espaço, que visa dinamizar a economia local, integra o Centro Interpretativo da Mulher Duriense, um centro documental e uma sala equipada para exposições, colóquios e eventos culturais.

Últimas Notícias

Celeirós do Douro prepara-se para mais uma edição da Lagarada Tradicional

18/09/2025

Mostra do desporto regressa a Vila real

18/09/2025

Quinta das Carvalhas lança duas coleções de vinhos do Porto antigos

18/09/2025

Docente da UTAD é o primeiro português a presidir à Rede Global de Geoparques da UNESCO

18/09/2025

Feira da Maçã 2025: licitação de espaços de restauração e bebidas

18/09/2025

Programa "Diabetes em Movimento" recomeça em outubro

18/09/2025

Câmara de Lamego reforça apoio escolar aos alunos do 1º Ciclo

18/09/2025

Viticultores do Douro podem pedir apoio à uva para destilar até 25 de setembro

16/09/2025