São João da Pesqueira Sociedade

Geminação com Mennecy oficializada com Assinatura Solene

Decorreu, no Museu do Vinho, a Assinatura Solene da Geminação entre os Municípios de S. João da Pesqueira e Mennecy, em França.

Os Presidentes dos Concelhos de S. João da Pesqueira e Mennecy, respetivamente Manuel Cordeiro e Jean-Philippe DUGOIN-CLÉMENT, brindaram ao sucesso dos intercâmbios nas áreas da Cultura, Desporto, Juventude e Seniores, que estão a ser preparados e que devem iniciar no próximo ano.

“Este protocolo nasceu de uma vontade recíproca há cerca de um ano e meio, e que motivou encontros de ambos os presidentes e delegações nas respetivas comunidades.

Mennecy é uma cidade com um relevante património histórico e arquitetónico, constituindo-se, pela sua proximidade a Paris, como um importante centro cultural da região, uma cidade conhecida pela beleza dos seus amplos parques, jardins e áreas naturais, com uma forte presença portuguesa, onde se incluem aliás pesqueirenses, sendo esta comunidade portuguesa, uma parte muito importante da vida económica, social e cultural da cidade”, explica o autarca pesqueirense, Manuel Cordeiro.

Ainda de acordo com o autarca, dos contactos feitos entre os dois municípios, “resultou uma imediata e forte empatia. Não somente pela beleza natural daquela cidade ou a diversidade, e a qualidade das suas muitas, infraestruturas culturais e desportivas. Mas também nos cativaram, pela sua dinâmica, as pessoas que conhecemos. Em especial o presidente Jean Philippe, proeminente político, com assento inclusivamente como vice presidente na estrutura política regional… bem como a simpatia de toda a comunidade, marcada por uma vontade genuína de interação… sendo expressão dessa empatia e empenho, para além do presidente, a vereadora Carina Coelho, natural de Penedono e casada com um nosso conterrâneo de Riodades”.

Manuel Cordeiro acredita que no futuro esta geminação vai “permitir uma colaboração intensa, em vários domínios, desde colaborações de cariz mais económico, ou no âmbito cultural no campo da interação entre a juventude e a comunidade sénior… e o compromisso de que alinharemos uma planificação na qual constem momentos, interações e intercâmbios, partilhas de conhecimento, nas áreas mais diversas, em projetos conjuntos sobre questões de interesse comum, nomeadamente em matéria de boas práticas e experiências, das quais possamos beneficiar mutuamente, procurando uma transversalidade e uma dinâmica envolvente e proveitosa para as nossas comunidades.

 Esta geminação transnacional serve necessariamente ainda, e num sentido mais lato, à promoção da participação dos cidadãos na construção.. europeia, facilitando a aproximação entre povos, rumo a uma verdadeira europa dos cidadãos, na sua dimensão mais humana, fortalecendo assim o conceito de cidadania europeia”.

Últimas Notícias

Celeirós do Douro prepara-se para mais uma edição da Lagarada Tradicional

18/09/2025

Mostra do desporto regressa a Vila real

18/09/2025

Quinta das Carvalhas lança duas coleções de vinhos do Porto antigos

18/09/2025

Docente da UTAD é o primeiro português a presidir à Rede Global de Geoparques da UNESCO

18/09/2025

Feira da Maçã 2025: licitação de espaços de restauração e bebidas

18/09/2025

Programa "Diabetes em Movimento" recomeça em outubro

18/09/2025

Câmara de Lamego reforça apoio escolar aos alunos do 1º Ciclo

18/09/2025

Viticultores do Douro podem pedir apoio à uva para destilar até 25 de setembro

16/09/2025