Peso da Régua Sociedade

Gala marca arranque oficial da Cidade do Vinho 2019

O Auditório Municipal de Peso da Régua (AUDIR), foi o palco da Gala Cidade do Vinho 2019, cerimónia que marca oficialmente o arranque das comemorações da Cidade do Vinho, galardão que o município liderado por José Manuel Gonçalves ostentará ao longo do ano.

Presentes no evento tiveram diversas entidades locais, regionais e nacionais que destacaram, nos seus discursos oficiais, a importância desta distinção, para a cidade e para a região.

No seu discurso oficial, Pedro Magalhães Ribeiro, Presidente da Associação de Municípios Portugueses do Vinho, num tom mais descontraído disse mesmo que esta é a primeira eleição “completamente democrática, com todos os municípios associados a terem direito a voto, até aqui apenas os elementos da direção tinham direito a voto”.

Ao longo da noite, intercalando com os discursos oficiais, foram sendo apresentados diversos momentos musicais, como o grupo Sons do Douro, que transmite a identidade cultural da região, e a projeção de um vídeo contextualizador da cidade, ao nível histórico e de futuro.

No final da cerimónia, para acompanhar o cálice de Vinho do Porto servido aos convidados, a Escola Profissional da Régua apresentou ainda o “Biscoito Generoso”, uma criação especialmente pensada para celebrar a Cidade do Vinho 2019.

À nossa reportagem, o autarca reguense, José Manuel Gonçalves, afirmava-se um homem feliz pela demonstração de união que a região tem dado em torno deste projeto.

“Como homem apaixonado pelo Douro, um sentimento que nos atravessa a todos, tenho que me sentir feliz por sentir tanta gente em volta deste projeto que, como digo de forma repetida, não é apenas de Peso da Régua, é de toda a região do Douro” afirmou.

Apesar de este ser o arranque oficial da Cidade do Vinho, esta chancela tem já sido usada em outros eventos desde o início de 2019 como é o caso do “Cantar os Reis”, uma iniciativa com um cariz mais tradicional e que envolveu toda a comunidade, ou alguns momentos mais institucionais como a apresentação do projeto “enoturismo.pt” e diversas reuniões com os atores do setor da vinha e do vinho, preparando diversas ações ao longo do ano.

Também ao nível do marketing esta distinção tem já campanhas no terreno, e a nível digital têm sido lançados diversos vídeos que contam a história da região, da produção de vinho e das suas gentes.

A reportagem completa deste evento pode ser lida na edição deste mês do VivaDouro, nas bancas a partir do próximo dia 20.

Últimas Notícias

Celeirós do Douro prepara-se para mais uma edição da Lagarada Tradicional

18/09/2025

Mostra do desporto regressa a Vila real

18/09/2025

Quinta das Carvalhas lança duas coleções de vinhos do Porto antigos

18/09/2025

Docente da UTAD é o primeiro português a presidir à Rede Global de Geoparques da UNESCO

18/09/2025

Feira da Maçã 2025: licitação de espaços de restauração e bebidas

18/09/2025

Programa "Diabetes em Movimento" recomeça em outubro

18/09/2025

Câmara de Lamego reforça apoio escolar aos alunos do 1º Ciclo

18/09/2025

Viticultores do Douro podem pedir apoio à uva para destilar até 25 de setembro

16/09/2025