Nascida da reabilitação de um edifício localizado no centro histórico, a Foz Côa Story House foi inaugurada com o objetivo de aumentar a resposta à crescente procura turística no concelho.
Com um investimento próximo dos 3 milhões de euros, a “Casa dos Almeidas” foi transformada num hotel rural de quatro estrelas com 10 quartos, restaurante com capacidade de 60 a 70 lugares.
Esta unidade turística está ainda dotada de centro interpretativo dedicado à história do concelho, apresentando os seus produtos mais característicos (vinho, azeite, xisto e amêndoa) através de conteúdos interativos, proporcionando uma experiência imersiva e educativa para os visitantes, podendo também ser utilizado para a realização de diversos eventos como apresentações de vinhos ou congressos, por exemplo.
Para o autarca, João Paulo Sousa, este investimento é fundamental para o município dar resposta à elevada procura turística que Foz Côa tem registado.
“É um investimento significativo em termos de alojamento, sustentabilidade ambiental e turística. Estamos a ter imensa gente a visitar o nosso concelho e por essa razão este investimento, em termos de hotelaria e restauração, ganha ainda mais significado. Temos de criar condições para receber estas pessoas. Estamos a criar todas as condições para que Foz Côa seja um concelho de referência”.
João Paulo Sousa refere ainda que, de acordo com os últimos dados que a autarquia dispõe, o município tem estagnado a saída de população, fator que o autarca destaca.
“Os dados que temos quer por parte do INE, quer por parte da CCDR-N dizem-nos que estamos a aumentar a nossa população, nos últimos dois anos temos mais 100 pessoas a viver em Foz Côa.
Isto significa que conseguimos estagnar a saída de população e aumentar a procura turística”.
O empreendimento turístico foi cofinanciado em 400 mil euros através do programa Valorizar+, destinado à valorização do setor do turismo no interior de Portugal, sendo o investimento da autarquia de cerca de 2,5 milhões de euros.
O projeto, concebido pelo gabinete de arquitetura de José David Silva, resulta de um concurso de ideias previamente promovido pelo município, e está inserido no esforço de revitalização do interior do país.