Cultura Lamego

Festival “Japão. Torna-Viagem” regressa em setembro com nova programação

Numa iniciativa do Museu de Lamego, no âmbito do programa Osaka em Portugal, o Festival Japão. Torna-Viagem prossegue em setembro, no Teatro Ribeiro Conceição, com cartaz renovado.

Às propostas previamente anunciadas – ciclo de cinema japonês, com a exibição de três filmes e os dois workshops de papel recortado (kírie) e Origami, juntam-se a performance literária, Cartografias da Voz, e a conversa entre Isabel Saldanha, formadora de escrita criativa na Associação Mundu Nôbu, e os poetas da associação, que participaram no concurso de poesia, levando a voz do vencedor à Expo Osaka’25, a representar Portugal, a 10 de junho.

Durante o Festival, oportunidade ainda para conhecer as criações manuais inspiradas no imaginário japonês, de Sandra Pereira e Paulo Rema, no Teatro Ribeiro Conceição; para visitar ou revisitar o projeto expositivo de Alexandra Guedes (VAAGO STUDIO), Capuchinhas & Shunji Nagai, patente na Casa da Torre (Bairro do Castelo); ou ainda, participar nas atividades promovidas pela Shiatsu Medicine Academy, a decorrer no Largo de Camões, durante todo o dia 13, com demonstrações de sequências básicas de Shiatsu, toque terapêutico e concertos de gongos e taças tibetanas.

O Festival arranca dia 12 (sexta-feira), com um programa dedicado inteiramente ao cinema. Com a curadoria de André Pinto Teixeira, o ciclo de cinema transporta-nos até ao Japão, através de Dream Girls (1994) de Kim Longinotto e O Rapaz e a Garça (2023) de Hayao Miyazaki.

No dia seguinte (sábado, 13), ao início da tarde, terá lugar o primeiro workshop, de papel recortado (kírie), orientado por Sofia Brito, artista almadense a residir em Ponta Delgada, com formação em cenografia e adereços (Chapitô), design gráfico e ilustração artística, que encontra inspiração nesta tradição milenar japonesa.

Segue-se uma performance literária intitulada Cartografias da Voz, que junta Edgar Domingos (Angola), Francisco Vieira (Cabo Verde) e Melvin Vieira (Guiné), numa encenação poética de criação de uma corrente contínua de palavras, de poemas entrelaçados, num exercício de cumplicidade, ressonância e ritmo transformador de poesia.

Com a mentoria de Isabel Saldanha, formadora de escrita criativa, a iniciativa resulta do projeto MUNDU NÔBU, do cantor Dino d’Santiago, destinado a jovens entre os 14 e 18 anos, residentes em bairros sociais de Lisboa, com o objetivo de ajudar a construir e escolher um futuro na sua área de vocação. De Lisboa a Osaka, no âmbito da Expo OSAKA’25, o projeto é apresentado agora em Lamego, no contexto de uma conversa que se seguirá à performance literária, com moderação da escritora Raquel Ochoa e Alexandra Falcão, curadoras do festival.

Ao fim da tarde, acontecerá novo workshop, de Origami, orientado por Ana Cancela, formadora da arte de dobrar papel e de literatura japonesa que, em 2018, fundou a primeira loja, em Portugal, dedicada exclusivamente ao Japão.

O programa Japão. Torna-viagem. Parte II fecha com o último filme da mostra de cinema: Steamboy (2004), de Katsuhiro Otomo.

Últimas Notícias

Celeirós do Douro prepara-se para mais uma edição da Lagarada Tradicional

18/09/2025

Mostra do desporto regressa a Vila real

18/09/2025

Quinta das Carvalhas lança duas coleções de vinhos do Porto antigos

18/09/2025

Docente da UTAD é o primeiro português a presidir à Rede Global de Geoparques da UNESCO

18/09/2025

Feira da Maçã 2025: licitação de espaços de restauração e bebidas

18/09/2025

Programa "Diabetes em Movimento" recomeça em outubro

18/09/2025

Câmara de Lamego reforça apoio escolar aos alunos do 1º Ciclo

18/09/2025

Viticultores do Douro podem pedir apoio à uva para destilar até 25 de setembro

16/09/2025