Sociedade Torre de Moncorvo

Festas da Vila e do Concelho e IV Exposição de Empresas – ExpoMoncorvo

A Câmara Municipal de Torre de Moncorvo promoveu, de 12 a 15 de agosto, as Festas da Vila e do Concelho e IV Exposição de Empresas – ExpoMoncorvo.

A ExpoMoncorvo decorreu nos dias 12 e 13 de agosto, em parceria com o CLDS Moncorvo 4G, no Largo da Corredoura. O certame foi inaugurado no dia 12 de agosto, pelas 11h30, com a presença do Presidente da Comunidade Intermunicipal do Douro (CIM Douro), Carlos Santiago, e do Presidente da Câmara Municipal de Torre de Moncorvo, Nuno Gonçalves.

Nuno Gonçalves explicou que “esta é a IV edição da ExpoMoncorvo com 122 expositores, onde juntamos não só a parte comercial de produtos, mas também os produtos endógenos como o fim-de-semana Gastronómico do Borrego da Churra da Terra Quente e, portanto, é importante toda esta comunhão entre aqueles que expõem dentro dos pavilhões, mas também aqueles que estão lá fora e que estão a expor o que têm de melhor para as pessoas verem.”

Na sessão de abertura da exposição tomou também a palavra o Presidente da Junta de Freguesia de Torre de Moncorvo, José Meneses, que referiu que “ esta exposição dá-nos uma imagem de envolvência de todas as forças vivas deste território.” Salientando ainda que “este é um evento inclusivo que convida todas as pessoas de diversas faixas etárias a virem visitar e passar dois dias a partilhar experiências e vivências que caracterizam este território.”

O Presidente da Comunidade Intermunicipal do Douro, Carlos Santiago, ressalvou que “hoje nos agarramos muito aos produtos endógenos, sendo Torre de Moncorvo o maior produtor de amêndoa do país, e por isso ter aqui a amêndoa e o vinho, dois produtos que são produtos agrícolas, que saem do suor direto dos nossos agricultores e são uma grande imagem de marca daquilo que é um território. A oportunidade de criar esta feira de atividades económicas, onde agregamos os vários setores da nossa economia, o setor primário, o sector secundário e o sector terciário, juntando depois a componente cultural com os concertos e as festas da terra, é sem dúvida uma montra enorme deste território.”

A iniciativa contou com expositores agrícolas, pecuários, empresas locais, produtos regionais, artesanato, máquinas agrícolas, equipamentos e restauração.

No decorrer dos dois dias os vários produtos endógenos estiveram em destaque, nomeadamente a amêndoa Coberta de Moncorvo IGP, o Borrego Terrincho e os vinhos, não estivesse o evento integrado na Cidade Europeia do Vinho 2023.

A ExpoMoncorvo contou com vários concursos: concurso de Pesca ao Achigã Embarcado, concurso de Raças Autóctones e concurso de Matilheiros. Destaque ainda para a largada de 800 peças de perdizes, patos e faisões e para o passeio do Motard Club de Moncorvo e espetáculo de Freestyle Stunt Rider – Cajó.

Ao nível da animação salientamos a realização do Festival Cultural Douro Superior Com Vida e Movimento, que teve lugar no decorrer da ExpoMoncorvo.

As Festas da Vila e do Concelho e ExpoMoncorvo contaram com os concertos dos Karetus e Dj BA, no dia 12 de agosto, da Carminho e DJ Wilson Honrado no dia 13 de agosto, dos Xutos e Pontapés e Dj’s Rich & Mendes no dia 14 de agosto e Emanuel no dia 15 de agosto.

Últimas Notícias

Quatro vinhos do Douro para a sua Consoada

18/12/2025

ATL "Um Natal Mágico" regressa a Lamego

3/12/2025

Concerto de Natal da Misericórdia de Lamego apresenta melodias de sempre

3/12/2025

Programa das Festas da Boa Nova iniciou com inauguração da iluminação de Natal

3/12/2025

Francisco Lopes é o novo Presidente do Conselho Regional do Norte

3/12/2025

Ténis de mesa de alto nível em Lamego atrai atletas de todas as idades

2/12/2025

51º Aniversário dos Bombeiros Voluntários de Tarouca celebrou-se com emoção, casa cheia e anúncios importantes para o futuro da corporação

2/12/2025

Exposição “Rótulos de Vinho Porto” de Carlos Cabral patente na Biblioteca Municipal

26/11/2025