Sociedade Torre de Moncorvo

Feira Medieval de Torre de Moncorvo tem lugar de 2 a 4 de maio de 2025

A Câmara Municipal de Torre de Moncorvo promove de 2 a 4 de maio, mais uma edição da Feira Medieval de Torre de Moncorvo, no Centro Histórico da Vila.

A 12a edição da Feira Medieval de Torre de Moncorvo tem como tema a “Carta de Feira concedida a Torre Mem Corvo por El Rei D. Dinis” e irá recordar e recriar a atribuição da feira a esta vila, primeiro pelos anos de 1284-1285, e reforçada no ano de 1319. Nesta última data, D. Dinis concede a Torre de Moncorvo uma feira anual com um mês de duração, com término quinze dias depois da Páscoa.

O monarca concede grandes privilégios a esta atividade mercantil, nomeadamente a proteção dos feirantes no decorrer da feira, mas ainda durante os dias da viagem.

A feira concedida em 1319, resulta de um pedido do povo da Torre de Moncorvo, que entendiam haver necessidade dada a abundância de seus géneros alimentares, gados, metais, entre outros produtos, aos quais a feira mensal existente não dava resposta suficiente.

Esta edição da Feira Medieval conta com 13 áreas temáticas, entre elas: o Largo das Artes e Ofícios Medievais, Ferrarias, Aldeamento Medieval; Mercadores, Artesãos e Místicos; Tabernas Medievais; Largo das Merendas e do Vinho do Rei Lavrador; Largo das Merendas; Largo das Merendas e do Ferro; Acampamento de Vivência Militar; Estábulos e Passeios de Cavalgaduras pelas ruas do Burgo; Cetraria; Liça; Acampamento Medieval - Espaço Infantil; Espetáculos e Animação de Rua.

O programa é vasto, no entanto destacamos o Cortejo do Rei em Terras Transmontanas, o treino de cavaleiros, o pracear das aves, o torneio de futebol medieval, o acampamento de vivência militar, a carta de caminheiro, o torneio de armas a cavalo, o casamento medieval, o funeral de Gonçalo Mendes, a cerimónia de investidura de escudeiros, a procissão de Santa Bárbara e a entrega de oferendas a El Rei D. Dinis.

Destaque ainda para o espetáculo sobre o tema desta edição “A concessão da carta de Feira concedida a Torre de Mem Corvo por El Rei D. Dinis”, que tem lugar no dia 2 e 3 de maio; para o espetáculo “Emboscada”, que se realiza no dia 2 de maio, e o Grande Torneio Medieval que se desenrolará nos três dias da feira.

A Feira Medieval de Torre de Moncorvo distingue-se das demais existentes em Portugal, devido à grande envolvência dos comerciantes e população local, que se vestem a rigor e participam ativamente na iniciativa.

Uma outra particularidade é a de ser sempre dedicada ao Rei D. Dinis e de ter sempre como ponto de partida o ferro de Moncorvo.

Aqui, é possível fazer compras num mercado medieval, participar em repastos nas tabernas, passear pelas ferrarias e mercado do ferro, assistir a várias recriações históricas e apreciar trovas e folguedos nos vários espaços do centro histórico, que servem de cenário a esta Feira Medieval.

Últimas Notícias

Quatro vinhos do Douro para a sua Consoada

18/12/2025

ATL "Um Natal Mágico" regressa a Lamego

3/12/2025

Concerto de Natal da Misericórdia de Lamego apresenta melodias de sempre

3/12/2025

Programa das Festas da Boa Nova iniciou com inauguração da iluminação de Natal

3/12/2025

Francisco Lopes é o novo Presidente do Conselho Regional do Norte

3/12/2025

Ténis de mesa de alto nível em Lamego atrai atletas de todas as idades

2/12/2025

51º Aniversário dos Bombeiros Voluntários de Tarouca celebrou-se com emoção, casa cheia e anúncios importantes para o futuro da corporação

2/12/2025

Exposição “Rótulos de Vinho Porto” de Carlos Cabral patente na Biblioteca Municipal

26/11/2025