Alijó Cultura

Feira dos Vinhos e Sabores dos Altos regressa com novidades a Alijó

A edição deste ano traz uma grande novidade: a estreia do Concurso de Azeites, que vem valorizar ainda mais um dos produtos mais emblemáticos e diferenciadores do território.

De 13 a 15 de junho, o Parque da Vila, em Alijó, volta a receber a Feira dos Vinhos e Sabores dos Altos, um evento de entrada livre que convida os visitantes a descobrirem os vinhos únicos do Planalto de Alijó e os sabores autênticos da região.

O recém-inaugurado Centro Interpretativo D'Olival ao Azeite D'Ouro, localizado em Castedo do Douro, entra pela primeira vez no roteiro da feira e acolhe o 1º Concurso de Azeites do evento. “A realização do primeiro concurso de azeites constitui um marco relevante na valorização do setor, promovendo a qualidade e autenticidade dos nossos azeites, profundamente ligados à identidade do território. Esta iniciativa reconhece o mérito dos produtores, incentiva práticas sustentáveis e reforça a projeção do nosso património agroalimentar. Além do impacto económico positivo para a região, o concurso contribui para a afirmação da nossa excelência a nível nacional e internacional", afirma José Paredes, presidente da Câmara Municipal de Alijó.

Promovida pelo município, a Feira dos Vinhos e Sabores dos Altos é já um marco no calendário enogastronómico do Douro e uma montra privilegiada da excelência dos vinhos produzidos entre os 500 e os 700 metros de altitude. Estes “Vinhos dos Altos” distinguem-se pelo seu perfil mais fresco, qualidade superior e grande potencial de guarda.

“Este evento é uma afirmação clara de que o Douro também se faz nas cotas mais altas, com vinhos que expressam a paixão dos seus produtores e uma identidade muito própria”, destaca o presidente da Câmara Municipal de Alijó, José Paredes.

Além do azeite, os visitantes poderão provar gratuitamente vinhos e outros sabores da região, como o pão tradicional, a bola de carne, o mel, os frutos secos e muitos petiscos locais. Estarão presentes cerca de 50 produtores de vinho e de produtos regionais, de pequena, média e grande escala.

O programa da edição 2025 mantém uma oferta variada e apelativa, com provas comentadas, degustações, concertos ao vivo e o já tradicional Concurso Escolha da Imprensa, que distingue os melhores vinhos da feira.

A animação estará em grande destaque com um cartz de luxo: Mariza (na sexta), Matias Damásio (no sábado), Rita Guerra (no domingo, em atuação especial com a Banda Filarmónica de São Mamede de Ribatua, uma das mais antigas do país) e o DJ Diego Miranda prometem noites memoráveis.

O evento conta ainda com uma zona de restauração no recinto.

Últimas Notícias

Celeirós do Douro prepara-se para mais uma edição da Lagarada Tradicional

18/09/2025

Mostra do desporto regressa a Vila real

18/09/2025

Quinta das Carvalhas lança duas coleções de vinhos do Porto antigos

18/09/2025

Docente da UTAD é o primeiro português a presidir à Rede Global de Geoparques da UNESCO

18/09/2025

Feira da Maçã 2025: licitação de espaços de restauração e bebidas

18/09/2025

Programa "Diabetes em Movimento" recomeça em outubro

18/09/2025

Câmara de Lamego reforça apoio escolar aos alunos do 1º Ciclo

18/09/2025

Viticultores do Douro podem pedir apoio à uva para destilar até 25 de setembro

16/09/2025