Informação Murça Sociedade Últimas

FAV é um fator “determinante” para a fomentação da “identidade local”

[caption id="attachment_2259" align="alignleft" width="300"]Na foto: João Teixeira, presidente da Assembleia da República, José Maria Costa, edil da autarquia e Helena Mesquita Ribeiro, Secretária de Estado Adjunta e da Justiça Na foto: João Teixeira, presidente da Assembleia da República, José Maria Costa, edil da autarquia e Helena Mesquita Ribeiro, Secretária de Estado Adjunta e da Justiça[/caption] Decorreu de 13 a 15 de maio a Feira do Azeite e do Vinho (FAV) no município de Murça. O certame visa a promoção dos reis da festa, o azeite e do vinho, bem como os produtos regionais do município. Na abertura do evento esteve presente na vila murcense a Secretária de Estado Adjunta e da Justiça, Helena Mesquita Ribeiro.

A Feira do Azeite e do Vinho de Murça tem como principal objetivo reunir num único espaço os produtos que identificam o concelho murcense. O azeite, o vinho, o mel, os queijos, as compotas, os enchidos e o fumeiro da região são algumas das principais especiarias que puderam ser apreciadas ao longo dos três dias do evento.

Durante a abertura oficial do evento, José Maria Costa sublinhou que a FAV “se tem vindo a afirmar e consolidar no território sendo um ponto determinante par a definir a identidade local”, salientando que “o clima e natureza xistosa dos solos potenciam e elevam a qualidade dos produtos locais”. De acordo com o autarca a FAV é um fator “determinante” para a fomentação da “identidade local”.

Helena Mesquita Ribeiro, presente na inauguração do evento, evidenciou que Murça é um concelho “afortunado”, tendo como maior contributo “as suas pessoas, basta terem a oportunidade de desenvolver plenamente o seu potencial”.

“É urgente romper com o ciclo vicioso que se traduz no desinvestimento no Interior, por força da escassez da população, o que por sua vez empurra ainda mais as pessoas para longe das suas terras”, frisou a Secretária de Estado, realçando que o município poderá contar com a ajuda do Governo para “criar condições de atratividade e desenvolvimento”.

“O Governo assumiu um conjunto de compromissos que passam pela disseminação da inovação e do desenvolvimento tecnológico pelas comunidades do Interior, pela valorização dos saberes e dos produtos tradicionais, bem como medidas com vista a atrair e fixar os jovens no Interior”, destacou Helena Mesquita Ribeiro.

O edil sublinhou a importância das cooperativas do vinho e do azeite que “influenciam a vida de milhares de pessoas e dão sustentabilidade económica ao concelho”, apontando a floresta e a pastorícia como atividades também importantes “das quais dependem diretamente muitas famílias e organizações locais”.

[caption id="attachment_2260" align="alignleft" width="300"]O azeite de Murça foi uma das principais atrações da FAV 2016 O azeite de Murça foi uma das principais atrações da FAV 2016[/caption]

Teixeira de Sousa é vice-presidente da cooperativa de olivicultores. Segundo o murcense, o balanço da Feira do Azeite e do Vinho é “sempre bom porque mostramos aquilo que de melhor se produz na região”. “Participámos desde o início a convite da autarquia”, afirmou Teixeira de Sousa, realçando a importância da região como “um todo e não cada um por si”.

“As pessoas procuram muito o produto. Na minha opinião o nosso azeite é mais adocicado”, afirmou ao VivaDouro Eduarda Almeida, produtora de azeite, comparando o azeite de Murça aos restantes do mercado nacional. A produtora tira também proveito do azeite para fazer artesanalmente sabonetes, “muito procurados pelas pessoas que visitam a feira”, declarou.

De acordo com José Maria Costa, a décima segunda edição da FAV decorreu “dentro daquilo que nos estava perspetivado”. Com cerca de setenta expositores o certame foi visitado por milhares de pessoas ao longo dos três dias. “A grande maioria das pessoas ficou muito satisfeita com o negócio desenvolvido, mostraram ter sido muito rentável do ponto de vista comercial e também uma mais-valia em termos de divulgação do produto”, aferiu o edil. O retorno financeiro do vinho e do azeite ronda os oito milhões de euros, um “valor significativo” para a vila de Murça.

António Ribeiro, presidente da Adega Cooperativa de Murça, afirma que participam na feira para “dar a conhecer a cooperativa, principalmente a quem não nos conhece, visto que a nível local já somos suficientemente conhecidos”. O dirigente frisou ainda que a nível nacional a vila “é conhecida de norte a sul”, salientando que “o nome Murça está na moda e isso é que vende”.

Aquando da inauguração da Feira do Azeite e do Vinho, Helena Mesquita Ribeiro relembrou ainda que se cumprem cem anos sobre a incorporação do soldado Aníbal Augusto Milhais, combatente na I Guerra Mundial, que ganhou fama quando se bateu sozinho contra os alemães para ajudar à retirada das forças aliadas. “O conhecido soldado milhões, que nasceu nesta magnífica terra e se fez herói celebrando Portugal e corporizando as virtudes de coragem e resistência de todo o povo murcense”, referiu a Secretária de Estado.

[caption id="attachment_2262" align="alignleft" width="300"]A FAV decorreu de 13 a 15 de maio A FAV decorreu de 13 a 15 de maio[/caption]

“Para nós o objetivo foi cumprido, as expectativas foram atingidas. No próximo ano temos que melhorar alguns aspetos, tais como procurar ter mais produtores locais na feira e criar algum evento que potencie um pouco mais a presença de pessoas na sexta-feira. Um outro aspeto que gostaríamos de ver melhorado é a dinâmica entre os vitivinicultores, fazer um conjunto de atividades paralelas em termos de provas na área da vinificação, para termos a fileira técnica mais implementada”, confessou José Maria Costa ao VivaDouro, salientando que no balanço final se encontra “muito satisfeito com os resultados atingidos nesta edição”.

Últimas Notícias

Celeirós do Douro prepara-se para mais uma edição da Lagarada Tradicional

18/09/2025

Mostra do desporto regressa a Vila real

18/09/2025

Quinta das Carvalhas lança duas coleções de vinhos do Porto antigos

18/09/2025

Docente da UTAD é o primeiro português a presidir à Rede Global de Geoparques da UNESCO

18/09/2025

Feira da Maçã 2025: licitação de espaços de restauração e bebidas

18/09/2025

Programa "Diabetes em Movimento" recomeça em outubro

18/09/2025

Câmara de Lamego reforça apoio escolar aos alunos do 1º Ciclo

18/09/2025

Viticultores do Douro podem pedir apoio à uva para destilar até 25 de setembro

16/09/2025