Moimenta da Beira vai associar-se esta noite, de terça para quarta-feira, ao Dia Mundial para a Sensibilização e Consciencialização da Distrofia Muscular de Duchenne e de Becker, iluminando de vermelho a fachada do edifício da Câmara Municipal. A efeméride celebra-se a 7 de setembro.
O objetivo é chamar a atenção para a existência desta doença neuromuscular tipificada como Duchenne e de Becker, caraterizadas por perda de massa muscular e fraqueza progressivas e degeneração do músculo-esquelético, liso e cardíaco, sendo classificadas como doenças raras, as quais afetam uma em cada 3.500 crianças do sexo masculino.
Dado que a doença também afeta algumas mulheres, embora as sintomáticas sejam muito poucas em todo o mundo, existe um número significativo de portadoras da mutação que pode ser transmitida aos seus filhos. Por isso, este ano, a iniciativa é alusiva à campanha "Duchenne e as Mulheres".
Segundo a World Duchenne Organization a cor vermelha simboliza a união de todas as organizações internacionais, neste dia mundial, e que permitirá cumprir o segundo objetivo - o de unir os doentes de Portugal aos do resto do mundo. Adicionalmente, poderemos mostrar a nossa solidariedade à comunidade feminina, portadora ou atingida diretamente pela Distrofia Muscular de Duchenne, ou de Becker.