Este sábado (18/01), pelas 15h00, é inaugurada a exposição “Pare, Escute e Olhe: O Ramal Ferroviário do Sabor”, no antigo matadouro, em Torre de Moncorvo.
A iniciativa surge de um projeto final de arquitetura 2022-2023 executado ao longo de 14 meses por alunos de arquitetura do Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE), e realizados com a orientação de José Luís Passolo de Saldanha, Paula Cristina André dos Ramos Pinto, Maria Rosália Palma Guerreiro e Filipe Jorge da Silva Brandão.
“Esta exposição e os trabalhos têm como objetivo sensibilizar a sociedade e as autoridades de gestão para o potencial destas estruturas abandonadas, que, enquadradas num programa de incentivos compatíveis com os interesses dos cidadãos e das administrações locais, poderiam voltar a ser um fator de desenvolvimento para a região e para o país”.
A exposição, constituída por 11 maquetes sobre as antigas estações de comboio da linha ferroviária do Sabor, ficará patente no antigo matadouro, até dia 21 de fevereiro de 2025.